segunda-feira, 23 de abril de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Vitória de Setúbal 1


1 – Crónica

No início de noite desta segunda o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 31ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 5-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira e Brahimi; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto entrou forte em jogo, colocando-se em vantagem ao minuto 6, por intermédio de Marega. Pouco depois, minuto 12, Marcano duplicou a vantagem portista. E a fechar um primeiro quarto de hora de preção intensa, ao minuto 16, Brahimi, colocou os portistas com 3 golos de vantagem no marcador. Completamente esmagados, os sadinos tentaram sacudir a pressão e,  ao minuto 24, na primeira vez que fizeram um remate à baliza à guarda de Casillas, reduziram a desvantagem. Pouco antes do intervalo, minuto 35, Corona fez o quarto golo.
No segundo tempo e com uma vantagem confortável, o FC Porto dedicou-se a gerir o esforço, o ritmo de jogo e o resultado. Ao minuto 72, Alex Telles, na conversão de um livre, fixou o resultado final nos 5-1.
Com esta vitória o FC Porto volta a colocar-se no primeiro lugar, com 79 pontos, mais dois que o segundo classificado, o Benfica.

2 – Análise

Depois de um jogo difícil e desgastante no meio da semana para a Taça de Portugal, era hora de voltar ao Dragão e ao campeonato. Este jogo era uma das 4 finais que os portistas tinham para jogar - ficam agora a faltar 3 – e onde ganhar era imperativo, uma vez que o FC Porto entrou em campo sabendo que era obrigatório vencer o jogo, para voltar à liderança do campeonato. E os Dragões começaram cedo a construir uma vantagem confortável que permitiu gerir o esforço de todos. Foi um jogo interessante, com uma entrada forte dos portistas, uma entrada capaz de derrubar qualquer muralha defensiva, qualquer estratégia do adversário. Foram 4 golos no primeiro tempo, os suficientes para garantir uma vantagem segura e fazer uma segunda parte tranquila. Destaco os marcadores dos golos: Marega – que os problemas físicos apresentados pelo maliano não sejam nada de anormal, tal como disse o treinador – Marcano, Brahimi, Corona e Alex Telles. De destacar, também, o minuto 36, o minuto da homenagem ao Presidente Pinto da Costa, que comemora hoje o seu 36º aniversário desde que iniciou a sua caminhada na liderança do FC Porto. A vitória foi, por isso, justamente dedicada ao SR. Presidente.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, venceu uma das finais que tinha pela frente e recolocou-se no seu lugar. Faltam 3 jogos, 3 finais para ganhar e agarrar o objetivo, porque #EuQueroOPortoCampeão são 3 jogos em que, seguramente, o #MarAzul vai lá estar! Vamos Porto!



Sem comentários: