domingo, 8 de abril de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Desportivo das Aves 0


1 – Crónica

No final de tarde deste domingo o FC Porto recebeu o Desportivo das Aves, em jogo a contar para a 29ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano, Alex Telles, Herrera, Sérgio Oliveira, Ótávio, Aboubakar, Soares e Brahimi.
O FC Porto colocou-se cedo em vantagem. Ao minuto 8, Ricardo Pereira sofreu falta no interior da área; o senhor árbitro assinalou grande penalidade; e Alex Telles encarregou-se de a converter no primeiro golo do jogo. Pouco depois, minuto 11, Otávio fez o segundo golo. Até ao intervalo Soares; Brahimi, por duas vezes e Herrera ficaram perto do terceiro golo, mas não o conseguiram.
Na segunda parte os Dragões dedicaram-se a gerir, tranquilamente, a vantagem no marcador. Antes da hora de jogo, Soares e Aboubakar voltaram a tentar o golo, mas viram o guarda-redes adversário negar-lhes os festejos. Mais tarde foi a vez de Ricardo tentar o golo, mas falhou o alvo. Alex Telles, na cobrança de um livre, voltou a atirar à baliza, mas desta vez, o guarda-redes defendeu para canto. Quanto ao Aves, apesar de, sempre que possível, ter tentado construir lances de perigo, não criaram dificuldades a defesa portista. Sendo que a melhor oportunidade dos visitantes aconteceu já no final do encontro, com a bola a acertar no poste da baliza à guarda de Casillas.
Com este resultado o FC Porto soma 73 pontos, permanece no segundo lugar da liga a 1 ponto da liderança.

2 – Análise

Depois de uma jornada infeliz, o FC Porto regressou a casa, sabendo que teria, obrigatoriamente, que vencer para continuar a 1 ponto da liderança. E o FC Porto construiu cedo o resultado pretendido. Antes dos 15 minutos já vencia por 2-0. Depois foi controlar e, de quando em vez, procurar criar perigo, contudo sem voltar a marcar. Não foi uma exibição perfeita, mas foi uma exibição tranquila e que resultou na vitória, o objetivo pretendido para este jogo. Continuam a faltar os golos aos avançados, mas acredito que esse problema resolver-se-á mais cedo ou mais tarde, espera-se que seja mais cedo… até lá, que sejam os defesas ou médios a marcar… o importante é os golos aparecerem… Alex Telles voltou a marcar e no final explicou o festejo do golo: “Essa é a mensagem de todo o grupo, mas cada um entende como quiser. O mais importante é o que acontece dentro do campo, pois não conseguimos controlar o que se passa fora dele.”. Então façam tudo por tudo para controlar o que podem controlar dentro das quatro linhas.
Em suma, o FC Porto estava obrigado a vencer, venceu e agora é preparar o jogo seguinte. Vamos Porto! A batalha segue na próxima semana.

PS. Bonita a manifestação de apoio e força que os adeptos portistas deram a Danilo Pereira, ao minuto 22 do jogo.



Sem comentários: