domingo, 22 de abril de 2018

Antevisão da 31ª Jornada da Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 31ª jornada da Liga, frente ao Vitória de Setúbal.

“"TEMOS DE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE GANHAR O JOGO"
Técnico antecipou “dificuldades” na receção ao Vitória de Setúbal, da 31.ª jornada da Liga NOS (segunda-feira, 20h00)
Avisados para as dificuldades que o Vitória de Setúbal vai provocar, mas preparados para assumir o jogo e a responsabilidade de ganhar. Foi este o estado de espírito revelado pelo treinador do FC Porto na antevisão da receção aos sadinos, relativa à 31.ª jornada da Liga NOS (segunda-feira). O “sprint final” do campeonato, como o próprio Sérgio Conceição apelidou estes últimos quatro jogos, está longe de ser um passeio para os azuis e brancos, mas o técnico garante que os seus jogadores estão preparados para superar todas as dificuldades.
Para o próximo, o treinador admitiu que, devido a alguns casos de fadiga, ainda não está certo da equipa que vai escolher, mas como vem sendo habitual, há um jogador de que não abdica: o 12.º, que é como quem diz, os adeptos, que uma vez mais vão estar em grande número a empurrar os Dragões para a vitória.
Dificuldades expectáveis frente a uma equipa que “sabe o que quer”
“Não sei a estratégia do adversário. Analisámos o que tem sido padrão no Vitória de Setúbal. As equipas estão no seu direito de pensarem uma estratégia para tentar roubar pontos. O que me vem à cabeça sobre o Vitória de Setúbal, e lembro-me do que disse na antevisão do jogo da primeira volta, é o bom trabalho do José Couceiro. É sempre um adversário difícil, que sabe o que quer quando está em campo. Tem qualidade individual e uma dinâmica coletiva muito boa. Está na luta pela permanência, que é muito competitiva. Cada equipa luta por objetivos diferentes. Primeiro, o Setúbal a lutar pela permanência, depois o Marítimo a lutar pela Europa… é um campeonato pelo qual se vai lutar até ao fim e o importante é estar um ponto à frente do segundo depois de todos esses obstáculos. Esperamos dificuldades, mas temos que nos focar nas nossas tarefas e assumir a responsabilidade de ganhar.”
O favoritismo e ainda o jogo em Alvalade
“Teoricamente o FC Porto é favorito em todos os jogos que entra em competições internas. Isso é um dado adquirido. Em relação à Taça, é um jogo do passado recente. Analisámos o que correu bem e mal. Muitas coisas dos 180 minutos foram de qualidade. Talvez no último terço pudéssemos ter sido mais agressivos a nível de movimentos e na finalização. Fomos melhores do que o Sporting nos 180 minutos. Penso que no prolongamento o Sporting foi melhor. Não foi uma exibição má. Veio na sequência do jogo da Luz. Estou muito satisfeito com os meus jogadores.”
O que se diz e escreve
“A sete minutos do fim do jogo em Alvalade qual era o resultado? Estávamos a ganhar 1-0. Tirei um jogador que é central, mas que foi jogar para o meio-campo. Eu fico admirado. Ouvi uma coisa excecional que, no meio de tanta desgraça, ainda me fez rir: sofremos o golo porque o Reyes estava lá e tínhamos gente a mais. Isto dito por alguém com responsabilidades, que é comentador e escreve umas crónicas num jornal.”
Dúvidas para desfazer na hora do jogo
“Os jogadores que fizeram mais tempo de jogo nos dois jogos em Lisboa fizeram um trabalho de recuperação. Hoje testámos a possibilidade do Soares e de mais um ou outro jogador poderem ir a jogo, precisamente devido a essa fadiga. Vamos ver amanhã à hora do jogo.”
A influência de Marega e o acréscimo de qualidade de todos
“O Marega é o melhor marcador da equipa no campeonato. Criou mais surpresa porque as pessoas não estavam habituadas a ver o Marega ter sucesso num clube grande. A mim não me surpreendeu. Já disse isto mais do que uma vez: quando estava no Nantes era um jogador que eu queria. Adaptou-se bem, está a fazer um bom campeonato, tal como todos os outros. Este ano a qualidade individual subiu um patamar praticamente em todos os jogadores. Falta o mais importante, que é este sprint final, mas cada um deles tem feito um campeonato acima da média.”
Equipa preparada emocionalmente
“Tivemos um exame muito importante na Luz. Se havia jogo de ansiedade e de pressão era esse. Foi unânime dizer-se que tivemos o controlo emocional e assumimos o jogo. Fizeram de mim um treinador espetacular. Fiquei todo contente.”
O trejeto na Youth League
“Foi um trajeto fantástico na Youth League. Vi o jogo e pelo que vi, pela qualidade de ambas as equipas, era um jogo digno de uma final. Parabéns ao João Brandão e aos seus jovens jogadores, que nós aqui acompanhamos. Vou tendo conversas com o Folha e com o João e vou tendo conhecimento do bom trabalho que é feito na formação.”
Mar azul para ajudar
“Falo sempre dos adeptos porque me vem de dentro. Aquilo que eu vejo semanalmente é de arrepiar. Espero que amanhã sejam uma parte muito importante do jogo e que sejam parte da vitória. Penso que já temos uma casa bem composta para, todos juntos, ganharmos o jogo de amanhã.”
Palavras a Arsène Wenger
“Cresci, como jogador, habituado a ver o Arsenal do senhor Wenger. Modificou um bocadinho o futebol inglês. Espero que ele não deixe o futebol, porque faz falta. Olhando para ele, ligo o Arsenal, Inglaterra e muitos anos de bom futebol daquela equipa. Teve momentos bons e menos bons, mas isso acontece com todos nós. É um verdadeiro senhor.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira e Óliver; Brahimi/Corona, Aboubakar e Marega.

3 – Sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; ambicioso; destemido; motivado; empenhado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!


Sem comentários: