domingo, 1 de abril de 2018

Antevisão da 28ª Jornada da Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 28ª jornada da Liga, frente ao Belenenses.

““O CLÁSSICO QUE IMPORTA É COM O BELENENSES”
Treinador fez a antevisão da “difícil” deslocação do FC Porto ao Estádio do Restelo, para a 28.ª jornada da Liga NOS
O FC Porto vai fechar as contas da jornada 28 da Liga NOS esta segunda-feira (20h00), no Estádio do Restelo, num jogo que Sérgio Conceição considera de elevado grau de dificuldade frente a um Belenenses que “encontrou alguma estabilidade defensiva, que tem qualidade individual” e que por isso “vai criar muitas dificuldades” à sua equipa. O treinador portista desvalorizou ainda o facto de os Dragões voltarem a jogar depois dos rivais, até porque, lembrou, isso “tem sido uma constante” ao longo do campeonato, “umas vezes compreensível, outras vezes nem tanto”, como é o cenário que se aproxima no calendário.
O boletim clínico
“Alguns jogadores estão a trabalhar de forma condicionada e alguns a fazer gestão de esforço. Vamos ver amanhã, temos mais de 24 horas pela frente para decidir os jogadores que estão em melhores condições para este difícil encontro. Tenho a certeza de que nalguns pontos foi positiva esta paragem, noutros nem tanto.”
Mais pressão por entrar em segundo?
“Tirando as provas europeias, acho que isso foi uma constante ao longo da época. Umas vezes compreensível, outras vezes nem tanto, mas nos jogos que estão marcados até agora, vamos jogar sempre depois dos adversários. Se me perguntarem porquê, não sei, normalmente a operadora tem um peso grande nessas decisões. Se houve reuniões? Houve. Se houve a pretensão de ter jogos mais cedo? Houve. O clássico que importa agora é com o Belenenses. Passadas 72 horas depois do clássico com o Benfica estamos a jogar com o Sporting, para a Taça de Portugal. Poderia esse jogo com o Benfica ser no sábado? Poderia. Poderíamos jogar na quinta-feira com o Sporting? Poderíamos. É uma questão de bom senso, é preciso que as pessoas metam a tal mão na consciência.”
O jogo em Belém
“Será um jogo extremamente difícil, historicamente é um jogo difícil. Esta equipa do Silas depois de uma fase menos boa, encontrou alguma estabilidade defensiva que lhe permitiu amealhar alguns pontos importantes e, em alguns jogos, não sofrer golos. Penso que será um jogo com uma equipa que tem qualidade individual e que coletivamente tem jogado de forma um pouco diferente daquelea que temos encontrado habitualmente na nossa Liga e que, com certeza, nos vai criar dificuldades. Estou a lembrar-me do jogo com o Benfica, em que fizeram uma excelente primeira parte, e nós temos que estar preparados, porque estamos a lutar por um objetivo claro - que é conseguirmos manter o primeiro lugar -, e conscientes dessas mesmas dificuldades.”
Sporting e Braga na corrida ao título
“Depois de ver uma equipa aos 75 minutos estar a ganhar por 3-0 e depois perder por 4-3, tudo é possível no futebol. Não há impossíveis desde que matematicamente haja essa possibilidade de se chegar ao primeiro lugar. O Braga-Sporting foi um bom jogo, entre duas equipas de muita qualidade, um jogo muito competitivo e que aproximou o Braga, que está também a fazer um excelente campeonato, do Sporting. Como disse há uns meses, afinal sempre é verdade que o Braga é uma das equipas a lutar pelo título.”
VAR a complicar
“Muitas coisas têm corrido mal neste primeiro ano. O VAR tem que ser uma ajuda, não pode complicar. O VAR vem complicar quando devia servir para descomplicar. Tem sido o contrário. Cria alguma indefinição no resultado e no juízo final do árbitro.”
Clima de suspeição
“O futebol precisa de ser falado dentro das quatro linhas. Nós também cometemos erros. Eu até gosto que me critiquem por uma má opção, por uma substituição mal feita. Já estamos a entrar na melhor coisa que existe nesta indústria do futebol, que são os jogadores. Fico triste e desiludido, porque fui jogador durante 20 anos e sei qual é o sentimento que há no balneário. É muito mau ver situações como a do Vagner no fim dos jogos. Se o jogador não acerta é porque estava comprado... Isto começa a ser insuportável. Tudo o que for para defender o bom nome dos principais intervenientes do jogo, sou completamente a favor.”
Seleções e recados
“Os clubes normalmente são prejudicados pelas seleções. Os três jogadores mexicanos foram para a seleção em condições perfeitas para disputar um jogo de futebol, mas recebemos os três com mazelas. Para o resto do campeonato, como vai ser? Ele está a defender os jogadores para o Mundial, que é daqui a mês e meio, mas quem paga o ordenado dos jogadores é o FC Porto. Não entendo. Sinceramente, acho que era bom por vezes abrir um bocadinho mais aquilo que é dinâmica da vida de um clube. No caso do FC Porto, é quase comparado aos mecânicos da Fórmula 1. Preparamos tudo ao pormenor: temos preocupação com o sono, a recuperação, com todas as variantes que possam ser importantes para que um jogador esteja fisicamente no máximo…. Passamos todo o ano com os jogadores, temos um conhecimento profundo de cada um e não me acredito que uma equipa técnica estando três dias com o jogador conheça-o também quanto nós. Não recebemos recados de ninguém, até porque tem havido uma boa comunicação entre o departamento médico da seleção do México e o nosso.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Osorio  e Diogo Dalot; Herrera, Sérgio Oliveira e Óliver; Brahimi, Aboubakar e Gonçalo Paciência.

3 – Sobre o jogo
Depois da pausa no campeonato vem um clássico do futebol português que não será nada fácil. Mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; rigoroso; aguerrido; sólido; solidário; unido; ambicioso; motivado; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!




Sem comentários: