terça-feira, 17 de abril de 2018

Antevisão da 2ª Mão da Meia Final da Taça de Portugal


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 2ª mão da meia final da Taça de Portugal, frente ao Sporting.

“"ESTAMOS A 90 MINUTOS DE UM OBJETIVO CLARO DA EQUIPA"
Sérgio Conceição antecipou o clássico frente ao Sporting, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal
O FC Porto prepara-se para disputar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, no Estádio José Alvalade, frente ao Sporting. Na antevisão do encontro de quarta-feira (20h30, SportTV), Sérgio Conceição falou sobre a ambição de marcar presença no Jamor, reconhecendo que a equipa pode sentir algum desgaste após o clássico frente ao Benfica, realizado no domingo.
O treinador portista agradeceu o forte apoio dos adeptos na partida para Lisboa, antes do jogo no Estádio da Luz, e reconheceu que o Mar Azul é uma “fonte de energia muito importante para a equipa”.
Objetivo: Jamor
“Estamos a meio de uma hipotética passagem à final da Taça de Portugal mas sabemos da qualidade do nosso rival, o Sporting. Em termos estratégicos, a nossa equipa tem as dinâmicas bem definidas. Quanto ao adversário, já menos, porque tem variado um pouco o que é o seu sistema de jogo e as suas dinâmicas. Estou-me a recordar mesmo dos jogos que fizeram contra nós. Tendo algum estudo, alguma precaução sobre a equipa adversária, nós preocupamo-nos sobretudo com que o queremos e podemos fazer. Depois de dois meses do primeiro jogo, salvo erro, damos agora continuidade e estamos a 90 minutos de atingir um objetivo claro da equipa, que é estar presente no Jamor.”
O desgaste das duas equipas
“Temos menos seis ou sete jogos que o Sporting. Estamos no campeonato, onde ainda temos quatro jornadas por disputar. Estamos nas meias-finais da Taça de Portugal, chegamos aos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Sporting aos quartos de final da Liga Europa, e estivemos na final four na Taça da Liga, onde eles fizeram mais um jogo que nós, o da final. Nós tivemos alguns problemas devido a esse desgaste físico, à época desgastante que as equipas têm, mas nunca me agarrei a isso, porque faz parte. Vocês são testemunhas disso. Isso faz parte da vida das equipas e das naturais consequências de jogar cada vez, com uma intensidade maior. Não quero entrar por aí. O Sporting tem mais sete jogos que nós mas isso não é sinónimo de mais lesões ou mais desgaste. O desgaste é para todas as equipas. Estamos numa fase de grandes decisões e de grande fadiga, mas isso é bom. Preferia estar com mais jogos e estar ainda na Liga dos Campeões, por exemplo. Falar em joguinho na Luz é a forma de Jorge Jesus se expressar, não se quis referir ao joguinho por ser um jogo pequeno ou por as equipas serem pequenas.”
Foco no jogo de amanhã
“No fim de época vou abordar todas as situações e temas. Neste momento estamos focados no nosso jogo de amanhã. Fico contente com o desempenho individual e sobretudo coletivo da equipa. Salta à vista o espírito de grande ambição e determinação que existe no balneário do FC Porto. Isso não é trabalho só meu, é de toda uma estrutura que está atrás da equipa profissional de futebol do FC Porto. Ainda é cedo para se definir algo, para se concluir algo. No final da época falaremos disso. Até agora as coisas têm corrido globalmente bem, mas aquilo que realço é o espírito que existe nesta equipa e uma vontade grande de ganhar títulos, isso é fundamental. Depois do jogo foi muito claro com os jogadores e a mensagem é essa. Faltam quatro jornadas, há 12 pontos em disputa. Fechamos a cortina do campeonato e focar naquilo que é um dos objetivos da época. Não pensamos numa competição jogando outra. Pensamos neste jogo, estamos atentos ao que foi o desgaste e a intensidade do último jogo, mas agora vamos preparar o melhor onze para procurar estar no Estádio do Jamor, ou seja, passar a eliminatória.”
Procurar o golo em Alvalade
“Temos que ir à procura de fazer golos. Fica muito mais difícil para o adversário se nós fizermos golo ou golos em Alvalade. E não podemos fugir ao que é a identidade da equipa. Hoje em dia as equipas vivem muito daquilo que é a preparação para o jogo. Os pormenores fazem muitas das vezes a diferença, em minha opinião. Pode-se falar de sorte, mas a sorte não é mais do que constante procura da oportunidade. O Sporting vale pelo seu coletivo, uma grande instituição, com uma equipa muito bem orientada pelo Jorge Jesus. Com uma direção que tem feito um trabalho positivo nos últimos anos. É uma instituição que verdadeiramente respeito muito. Estou à espera de um adversário forte. Disse antes do jogo da primeira mão que tudo é esquecido quando os resultados são positivos e ultimamente os resultados do Sporting têm sido positivos. Acho que não vai afetar nada.”
Sobre a situação física dos jogadores
“Vamos ver amanhã. Às vezes podem pensar que é bluff ou estratégia de comunicação, mas quando disse sobre o Marega que seria difícil, era porque estava mesmo difícil e houve melhorias. Sabíamos do estado físico do Marega e também do Corona, que estavam a trabalhar de forma condicionada mas com a equipa e naquilo que era a estratégia para o jogo. Mas temos de ter algum cuidado naquilo que é a repetição do esforço por parte de alguns jogadores.”
Os adeptos são uma fonte de energia
“Vocês tiveram a oportunidade de ver e até de sentir: foi de tal forma envolvente e forte, o momento em que saímos do Dragão para viajar para Lisboa…o gesto na Luz foi uma forma de agradecimento pela paixão e pelo acreditar dos adeptos. É fantástico. Fazem-nos sentir com uma força enorme, para além daquela que já temos. Tenho a certeza absoluta que serão mais uma vez uma fonte de energia muito importante para a equipa. Agradeço-lhes mais uma vez por isso.””
Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
José Sá; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira e Óliver; Marega, Aboubakar e Brahimi.

3 – Sobre o jogo
Depois de um clássico para o campeonato, eis que segue-se outro para a Taça de Portugal. O FC Porto está em vantagem na eliminatória, mas nada está garantido. Sporting e FC Porto já se defrontaram esta época vezes sem conta, o que faz com que se conheçam bem e, como tal, são esperadas dificuldades. Mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; decidido; sólido; solidário; unido; motivado; ambicioso; destemido; rigoroso; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!




Sem comentários: