quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Liverpool 5



1 – Crónica

No início de noite desta quarta o FC Porto recebeu o Liverpool, em jogo a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a derrota dos Dragões por 0-4.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: José Sá; Ricardo, Marcano, Reyes e Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira e Otávio; Marega, Soares e Brahimi.
O FC Porto entrou bem em jogo, procurando chegar à baliza adversária. Ao minuto 10, Otávio ficou perto, muito perto de inaugurar o marcador, contudo a bola sofreu um desvio e afastou-se do alvo pretendido. Quem não marca arrisca-se a sofrer, foi o que se passou. Foram os ingleses a ativar o marcador, na primeira vez que chegaram com perigo à baliza à guarda de José Sá ao minuto 25. O FC Porto nem teve tempo para tentar reagir à desvantagem, já que o segundo golo do Liverpool chegou pouco depois, ao minuto 29. O FC Porto tentou reagir por intermédio de Soares, que não acertou na baliza.
Pouco depois do início do segundo tempo, os ingleses voltaram a marcar, minuto 53. Situação que voltou a repetir-se por mais duas vezes, minuto 69 e minuto 85.
Com este resultado o FC Porto está ~fora da próxima fase da Liga dos Campeões.

2 – Análise

Chegou aquele dia que todos aguardávamos desde o sorteio, aquele dia em que se ouve o hino da Liga dos Campeões… aquele que faz sonhar os adeptos. Só que aquilo que podia ser uma noite de sonho, tornou-se num pesadelo. É verdade que não se esperavam facilidades, mas também não se esperava um desfecho assim. O FC Porto até não entrou mal em jogo, no entanto, a eficácia inglesa desequilibrou por completo a estratégia portista. Ao intervalo os Dragões já perdiam por 2 e no segundo tempo a situação agravou-se consideravelmente, apesar de pelo meio, antes do intervalo, os portistas terem tentado reagir. Hoje correu tudo mal, a equipa não foi competente; não foi determinada o suficiente; não teve capacidade de reação; não foi rigorosa como se esperava que fosse; não foi inteligente; e não foi eficaz, nem a defender, nem a atacar. No final sobrou uma derrota pesada e a Eliminatória está perdida, há que ser realista. O caminho é para a frente e derrotas destas, infelizmente, podem fazer parte do percurso. Ao FC Porto resta retirar deste jogo as lições que tiver de tirar – e na minha opinião são muitas – e seguir em frente. O campeonato vem já no domingo. Vamos Porto! Nós adeptos estamos aqui, sempre! Porque o FC Porto nunca caminha só! E por falar nisso, grande exibição fizeram os adeptos portistas que, mesmo perante um resultado negativo desta envergadura, nunca deixaram de apoiar. Foi o #MarAzul que tentou suportar e empurrar a equipa, mas infelizmente hoje não foi suficiente. De qualquer forma, estiveram bem, Dragões.


Sem comentários: