sábado, 4 de novembro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Belenenses 0



1 – Crónica

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu o Belenenses, em jogo a contar para a 11ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por José Sá; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Reyes, Herrera e André André; Hernâni, Aboubakar e Brahimi.
Os primeiros 10 minutos de jogo foram muito divididos, com ambas as equipas a tentarem impor-se. Primeiro foi Herrera a ficar perto do golo; seguiu-se Hernâni, que viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos. Na resposta os de Belém ficaram perto de marcar. Passados os primeiros 10 minutos, o FC Porto pegou no controlo da partida, chegando com perigo algumas vezes perto da baliza do Belenenses, mas faltou pontaria.  Por isso o golo chegou apenas ao minuto 42, por intermédio de Herrera.
O Belenenses entrou melhor no segundo tempo, aproveitando da melhor forma a quebra de rendimento dos portistas, que deixaram de ter capacidade para controlar as operações. E conseguiu chegar algumas vezes perto da baliza de José Sá, sem contudo criar perigo eminente. Sérgio Conceição, percebendo que algo teria de mudar, lançou Corona, Sérgio Oliveira e Galeno para os lugares de Hernâni, André André e Brahimi. As alterações fizeram bem aos Dragões que voltaram a chegar com maior frequência junto da baliza dos de Belém. E, ao minuto 90, Aboubakar fez o segundo golo.
Com esta vitória o FC Porto soma 31 pontos e fica tranquilamente no primeiro lugar à espera do final da jornada.

2 – Análise

Menos de 72 horas depois de um jogo europeu que foi exigente e que deixou marcas no plantel, o FC Porto recebeu o Belenenses para um jogo que não se esperava fácil. E, de facto, não o foi. O FC Porto esteve bem no primeiro tempo, mas apesar de ter mais posse de bola e de ter chegado algumas vezes com relativo perigo junto da baliza adversária, faltou pontaria, razão pela qual o golo chegou tardiamente. No segundo tempo, talvez devido ao jogo no meio da semana, o rendimento baixou, o FC Porto não conseguiu colocar toda a concentração em campo e acabou por perder algum controlo de jogo. E o Belenenses procurou aproveitar. Com as substituições Sérgio Conceição conseguiu refrescar a equipa, que recuperou lucidez e voltou a procurar a baliza adversária. O prémio foi o golo de Aboubakar no final. Destaco os dois marcadores: Herrera e Aboubakar; bem como toda a equipa, por ter conseguido cumprir o objetivo para este jogo, somar os três pontos.
Em suma, o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca e, aconteça o que acontecer, fica no primeiro lugar no final da jornada. Segue-se uma pausa para jogos das seleções. Que neste espaço de tempo dê para recuperar os lesionados e que ninguém se lesione nas seleções!




Sem comentários: