domingo, 17 de setembro de 2017

Crónica e Análise: Rio Ave 1 – FC Porto 2



1 – Crónica

No final de tarde deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Rio Ave, em jogo a contar para a 6ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-2.
Para este encontro Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo e Herrera; Otávio, Marega, Aboubakar e Brahimi.
Foi do FC Porto a primeira tentativa de criar perigo, com Brahimi a chutar ao lado. Os Vila-condenses, que procuravam ao máximo perturbar as manobras de ataque portistas, não abdicaram de tentar chegar à baliza a guarda de Casillas. E ao minuto 25 Ricardo Pereira conseguiu desviar a bola no momento certo, impedindo, assim, o remate do avançado do Rio Ave. Pouco depois, na resposta, foi Marega a atirar à barra.
O FC Porto entrou melhor no segundo tempo e decidido a procurar o golo com mais crença. Otávio fez chegar a bola a Aboubakar que não foi rápido o suficiente, permitindo que um defesa contrário enviasse a bola para canto. E assim, ao minuto 54, Danilo deu a melhor sequência ao canto e ativou o marcador. Pouco depois, minuto 67, Marega ampliou a vantagem portista. O Rio Ave não se conformou e procurou reagir. E ao minuto 80, acabou por reduzir a desvantagem no marcador.
Com este resultado o FC Porto soma 18 pontos e ocupa o primeiro lugar do campeonato, em igualdade pontual com o Sporting.


2 – Análise

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O Rio Ave procurou contrariar a estratégia portista e, na primeira parte – que não foi muito agradável – conseguiu. Os Dragões entraram melhor no segundo tempo e fizeram dois golos - e podiam ter sido mais. O Rio Ave acabou por reduzir a desvantagem, sendo o primeiro a marcar ao FC Porto. Era bom manter a baliza a 0 durante muito mais tempo, no entanto sabia-se que mais cedo ou mais tarde alguém ia conseguir marcar. Destaco hoje: Marega, pelo que joga, pelo que corre, pelo golo. Quanto às opções do treinador, confesso que não percebi muito bem as substituições, gostava que tivesse arriscado de outra forma. Mas é apenas o meu ponto de vista, o importante é que correu tudo bem.
Em suma, o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca, um jogo difícil, frente a um adversário que habitualmente cria dificuldades no seu terreno.

Sem comentários: