terça-feira, 12 de setembro de 2017

Antevisão da 1ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões



1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição e de Alex Telles do jogo da 1ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões, frente ao Besiktas.

“SÉRGIO CONCEIÇÃO: “É SEMPRE IMPORTANTE COMEÇAR BEM”
O treinador recuou 20 anos para mostrar como bater o Besiktas esta quarta-feira (19h45) pode ser determinante
A 11 de setembro de 1996, Sérgio Conceição estreava-se na Liga dos Campeões, como jogador do FC Porto, com uma vitória por 3-2 no terreno do Milan. Esta quarta-feira, às 19h45, 21 anos e dois dias depois, vai estrear-se na competição como treinador, no Estádio do Dragão,  frente ao Besiktas, e usou precisamente essa viagem no tempo para exemplificar como conquistar os três pontos na primeira jornada pode ser meio caminho andado para o sucesso. E, na visão do técnico, o sucesso chega se o FC Porto terminar num dos dois primeiros lugares deste grupo G. Sérgio Conceição abordou também as ausências, por castigo, de Maxi e Aboubakar – que lamentou – e recusou precisar da ajuda do avançado camaronês e de Alex Telles, que já jogaram na Turquia, para preparar o encontro. “Vamos dar uma resposta capaz”, prometeu.
As baixas de Aboubakar e Maxi
“Vocês sabem quais foram as limitações da UEFA, relacionadas com o fair play financeiro, o que nos limitou a inscrição de mais jogadores. Temos estas duas baixas, ainda assim vou ter de deixar um jogador de fora, e com estes tenho a certeza de que vamos dar uma resposta capaz, determinada, com grande ambição e à imagem do que tem sido o FC Porto no Campeonato.”
A importância de entrar com o pé direito
“Depois do sorteio, tive a oportunidade de referir que era importante começar em casa – e acabamos em casa também. É um grupo equilibrado, com quatro equipas de grande qualidade: o campeão francês, o bicampeão turco e a revelação do último campeonato alemão. É um grupo muito competitivo, em que todos os pontos vão ser importantes e queremos conseguir amanhã os primeiros três na nossa caminhada. É sempre importante começar bem a prova.”
A memória da estreia em Milão e a emoção da estreia como treinador
“Foi um momento importante para nós, fomos a San Siro e ganhámos por 3-2. Começámos bem, lá está, é muito importante. Sentia sempre uma grande emoção quando vestia a camisola do FC Porto e de qualquer clube, pela paixão que tenho por aquilo que faço. Claro que o FC Porto é um clube especial, mas também senti uma emoção enorme em orientar a equipa neste último jogo com o Chaves. Claro que os jogos da Liga dos Campeões têm outra visibilidade, outro impacto, mas não há fita métrica que possa medir a emoção. É sempre um prazer enorme estar no banco, ainda mais nesta competição fantástica, em que estão as melhores equipas do mundo.”
Jogadores no máximo
“Disse na antevisão do  jogo com o Chaves, porque foi a primeira depois do fecho do mercado, que vamos ter de ser inteligentes e criativos na gestão do plantel e assim vamos fazer. No FC Porto temos gente que trabalha muito bem nas várias áreas e conseguimos sempre meter os jogadores no máximo da sua capacidade, a todos os níveis, para que possamos ir o mais longe possível nas várias provas. Claro que a prioridade é o Campeonato, mas na Champions queremos fazer uma boa figura e isso passa por ser um dos dois primeiros neste grupo, sem dúvida.”
Ajuda de Aboubakar e Alex Telles na preparação do jogo?
“Eu também conheço o futebol turco. Hoje temos tanta informação dos diferentes campeonatos de todo o Mundo, e também do turco… Tivemos de analisar o Besiktas e para além disso passei três anos na Grécia, em que é muito similar a paixão dos adeptos pelo futebol e a forma como vivem este desporto. Da equipa em si temos todo o tipo de informações e sinceramente não perguntei nada de especial ao Aboubakar e ao Alex, que têm é de concentrar-se no que têm de fazer amanhã.”
A análise ao Besiktas
“Medo não é uma palavra que se possa utilizar no futebol. Temos respeito pela equipa do Besiktas, que é composta por alguns elementos de enorme valia e experiência. Quando analisámos a equipa fazemo-lo de uma forma global, com um ou outro pormenor de algum jogador, mas não queria individualizar. É uma equipa experiente, com jogadores de qualidade e que em alguns momentos nos vai criar dificuldades. Temos de estar preparados para essa dificuldade, limitar o poderio do Besiktas com bola e ser fiéis ao que temos sido no Campeonato. Não abicaremos da nossa forma de jogar por estarmos na Liga dos Campeões.”
A componente financeira
“A possibilidade de ganhar jogos é importante financeiramente para o clube mas também para valorizar os ativos, os jogadores. Geralmente, uma equipa que tem sucesso na Liga dos Campeões - e o FC Porto tem tido - faz vendas fantásticas. Isso é essencial para os clubes, nomeadamente para os portugueses.””

“ALEX TELLES: “NÃO VAMOS MUDAR A NOSSA FORMA DE JOGAR”
Lateral fez a antevisão do jogo frente ao Besiktas, da primeira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões
Independentemente do adversário, há uma coisa de que Alex Telles sabe que o FC Porto não pode abdicar para chegar ao sucesso: a forma de jogar. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo de estreia na Liga dos Campeões, o lateral brasileiro deixou bem claro que é uma equipa motivada e plena de confiança
aquela que na quarta-feira (19h45) vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para defrontar o Besiktas, equipa que não tem duvidas que vá dificultar em muito a vida dos azuis e brancos.
Sobre o confronto direto com Ricardo Quaresma, que amanhã regressa como adversário ao Estádio do Dragão, o brasileiro garante saber da qualidade do português, mas preferiu destacar o coletivo turco. Ultrapassada está a má memória da expulsão da época passada, frente à Juventus, um mau momento que diz ter servido para fazê-lo crescer como jogador.
A forma de jogar do FC Porto
“Em nenhuma partida nós podemos abdicar da nossa forma de jogar. Sabemos da dificuldade do jogo e também sabemos que cada adversário tem uma filosofia diferente, por isso a nossa estratégia também é diferente. Falando de mim, posso dizer que me sinto à vontade e confiante, porque o mister também passa muita confiança aos jogadores. Quando entramos dentro de campo confiantes e a saber o que temos que fazer torna-se mais fácil. E todos nós estamos muito focados.”
Pontos fortes e fracos do Besiktas
“Saí da Turquia há dois anos. Aprendi muito lá e alguns jogadores do Besiktas ainda estavam, mas as coisas vão mudando a cada ano. Vai mudando a estratégia, os jogadores e os treinadores. Eles são campeões, são um grupo forte e nós temos que estar atentos aos detalhes. Não tenho dúvida que vamos ter um jogo difícil. Vamos entrar focados, pois só assim vamos sair da partida com os objetivos cumpridos.”
Atenção a Quaresma, mas não só
“Estudámos este adversário como estudámos todos os outros, com o máximo respeito. O Quaresma é um grande jogador e tem uma história muito bonita aqui no FC Porto, que todos nós conhecemos. Obviamente pode desequilibrar e temos que estar atentos. Mas estamos preparados para lidar com todas as ameaças, não só a de Quaresma.”
A montra da UEFA
“Obviamente que gostava de chegar à seleção. Tenho esse objetivo traçado e é algo que sempre busco, mas sempre que falo sobre isso eu digo que é preciso fazer o trabalho aqui bem feito. Aprendi muito com a expulsão do ano passado. Foi um momento de excesso de vontade que não soube gerir muito bem. O futebol dá-te oportunidade de corrigir o erro na jogada seguinte, no jogo seguinte. O melhor que tenho a fazer é apagar o jogo da minha cabeça e foi isso que tentei fazer a cada treino e a cada jogo.”
Responsabilidade coletiva por não sofrer golos
“Cada vez que terminámos um jogo sem sofrer golos a responsabilidade aumente. É uma responsabilidade boa, partilhada por todos.””

Em

2 – o meu palpite para a equipa titular é:
Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Óliver, Corona e Brahimi; Marega e Soares

3 – Sobre o jogo
Não há jogos fáceis, muito menos na Liga dos Campeões, onde a exigência é grande e onde estão, supostamente, as melhores equipas das ligas europeias; é a competição onde todos querem estar e de onde ninguém quer sair. Este grupo teoricamente é equilibrado, pelo que os pontos em casa serão importantes. Espera-se, por isso, dificuldades, mas também espera-se que os comandados de Sérgio Conceição as transformem em facilidades. Para tal terá de subir ao relvado um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; determinado; ambicioso; motivado; aguerrido; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!

Sem comentários: