domingo, 27 de agosto de 2017

Crónica e Análise: Sporting de Braga 0 – FC Porto 1



1 – Crónica

No início de noite deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting de Braga, em jogo a contar para a 4ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Óliver, Corona e Brahimi; Aboubakar e Marega.

O FC Porto entrou bem em jogo, a pressionar e a dar trabalho a defesa Bracarense. Ao minuto 7, Corona ativou o marcador. Três minutos volvidos e Corona quase fazia o segundo golo, no entanto, um defesa minhoto afastou a bola. Minutos depois, houve uma ocasião em que quatro jogadores portistas podiam ter chegado ao golo: após Óliver cobrar um livre, Brahimi, Aboubakar e Felipe, tentaram acertar nas redes do Braga, mas o guarda-redes adversário não permitiu que tal acontecesse por três vezes, com Filipe a atirar por cima. Seguiu-se outra oportunidade dupla, desta feita protagonizada por Aboubakar e Marega. Do outro lado, o Sporting de Braga começou a pressionar mais e conseguiu chegar com algum perigo à baliza portista.
Para o segundo tempo, Sérgio Conceição promoveu logo uma alteração, trocando Corona por Otávio – mais tarde trocou Óliver por André André e Brahimi por Herrera. Os portistas voltaram a entrar bem e, por duas vezes, poderiam ter feito golo. Primeiro por intermédio de Otávio e depois por intermédio de Aboubakar. O camaronês voltaria a ter uma oportunidade para faturar, ao minuto 67, contudo o avançado portista atirou ao lado perante a baliza deserta. Mais tarde, André André e Alex Telles tentaram o golo, com o segundo a atirar ao poste. Do outro lado o Sporting de Braga tentava chegar à baliza de Casillas, sem conseguir criar perigo eminente.
Com este resultado o FC Porto soma 12 pontos, os mesmos que o Sporting, no entanto, devido ao número de golos marcados, os Dragões ocupam a segunda posição.

2 – Análise

Não se esperavam facilidades naquela que é uma das saídas mais complicadas do campeonato nacional. E, de facto, não foi fácil. Dizia-se, até, que este seria um teste para por à prova as capacidades da equipa de Sérgio Conceição. Pois bem, os Dragões souberam aproveitar da melhor forma o teste e passaram com distinção. O FC Porto fez uma boa primeira parte, sobretudo a primeira meia-hora que foi de grande nível, período em que ativou o marcador. Mas o segundo tempo foi um pouco diferente. Os portistas tiveram de controlar e defender as investidas do Sporting de Braga, tendo de, para isso, congelar a bola. Sérgio Conceição teve de promover alterações na estrutura da equipa, colocando mais gente no meio do terreno e assim conseguiu impedir os objetivos dos minhotos para o segundo tempo. Ainda assim, os Dragões não deixaram de, de quando em vez, procurar chegar à baliza bracarense; e o Braga, apesar de procurar pressionar mais e de ter rondado a baliza portista, não criou perigo eminente para a baliza à guarda de Casillas. Por falar no guarda-redes espanhol, de referir que hoje Casillas estabeleceu um recorde, ao manter as redes a 0 nos 4 primeiros jogos do Campeonato. Que continue acrescentando minutos a este seu recorde é o que se deseja.
Em suma, o FC Porto somou, de forma justa, os três pontos. Segue-se uma paragem no campeonato para jogos das seleções. Que nenhum jogador portista se lesione.

PS. Um grande destaque para os adeptos portistas que levaram a onda azul até braga e foram incansáveis no apoio à equipa.

Sem comentários: