quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Estoril 0



1 – Crónica

Entrar com o pé direito e em modo goleada

No final de tarde desta quarta o FC Porto recebeu o Estoril, em jogo a contar para a 1ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Óliver, Corona e Brahimi; Aboubakar e Soares.
O FC Porto entrou a procurar dominar o adversário, tentando chegar o mais rápido possível ao golo. Mas o facto de o fazer de modo algo nervoso, aliado à forma como o Estoril, bem organizado, procurava defender, tornou-se uma tarefa mais complicada do que seria de esperar. Os visitantes, procuravam contrariar os objetivos dos portistas, mas nunca conseguiram chegar com perigo junto da baliza à guarda de Casillas, sobretudo porque os Dragões não o permitiram. Por essa razão e durante os primeiros 15 minutos de jogo, o FC Porto apenas criou duas ocasiões de perigo. Aboubakar protagonizou duas delas, a primeira ao segundo minuto de jogo e a segunda com um remate certeiro que foi anulado por fora de jogo. Pela mesma razão, mais tarde, Corona também viu um remate seu ser anulado. Antes, ao minuto 32, Soares, que tinha treinado condicionado durante a semana, ressentiu-se e teve de abandonar as quatro linhas por troca com Marega. E ao minuto 35 o recém-entrado Marega conseguiu por o FC Porto em vantagem, aproveitando da melhor forma um erro de um defesa contrário.
Os dragões entraram no segundo tempo mais tranquilos e confortáveis, de modo que foi fácil dominar e controlar as operações. Ao minuto 54, Brahimi ampliou a vantagem portista, na sequência de uma jogada que envolveu Óliver e Alex Telles. Ao minuto 62, Marega aumentou a vantagem para os 3-0. Aboubakar tentou fazer o gosto ao pé, mas hoje não esteve fácil para o avançado camaronês marcar. E, ao minuto 70, Marcano colocou a bola na baliza do Estoril na sequência de um livre cobrado por Óliver; o árbitro invalidou o golo, considerando-o em fora de jogo; mas graças ao vídeo árbitro o golo foi, e bem, validado. Com uma vantagem confortável no marcador, o FC Porto permitiu que o Estoril se aproximasse da sua baliza, dando trabalho a Casillas.
Com esta vitória o FC Porto entra com o pé direito na Liga 2017-2018 e em modo goleada, o que coloca os Dragões na liderança do campeonato devido ao saldo de golos.

2 – Análise

A pré-época deixou os portistas de água na boca e a contar, literalmente, os dias, as horas e os minutos para que o campeonato começasse. No entanto, o FC Porto entrou meio nervoso em jogo e não conseguiu logo colocar a sua ideia de jogo em campo. Mas depois de Marega ativar o marcador – que Soares não tenha agravado a lesão – as coisas melhoraram. No segundo tempo, os Dragões com facilidade agarraram o controlo do jogo, dominando-o sem deixar dúvidas e vieram mais três golos, podiam ter sido mais não fosse o guarda-redes do Estoril os ter impedido – Aboubakar, espero que a falta de acerto hoje não abale a confiança trazida da pré-época. Destaco: Óliver – grande jogo rapaz!; Marega – entrou a substituir Soares e foi importante, já que marcou dois golos; a defesa – esteve bem, fez o que tinha a fazer; Brahimi – é capaz de fintar, criar lances fantásticos, de marcar e de perder lances… é o Brahimi.
Em suma, foi uma vitória justa e inequívoca. Foi muito importante entrar a ganhar, somar três pontos é sempre ótimo, somá-los a vencer por 4-0 melhor ainda. Ainda há muito para jogar, seguramente muito para evoluir e talento e qualidade é coisa que não falta a esta equipa. Por isso, vamos Porto! Tondela é a próxima batalha.

PS. Grande destaque para os adeptos que marcaram presença no Estádio do Dragão.



1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Brahimi. Fabuloso.