quinta-feira, 11 de maio de 2017

FC Porto e Sporting Juntos Na Luta Contra o Polvo



Ontem a imprensa disse ter existido uma reunião entre os diretores de comunicação de FC Porto, Francisco J. Marques e Sporting, Nuno Saraiva. Hoje, em comunicado, os clubes confirmaram a existência da reunião e mais acrescentaram os pontos discutidos entre ambos. Eis o comunicado:
“Em face de notícias vindas a público sobre um encontro de trabalho entre os responsáveis pela comunicação do FC Porto e Sporting CP, apelidada pelo jornal Correio da Manhã, pelo canal de televisão CMTV e o seu comentador José Manuel Freitas como Cimeira anti-Benfica, importa esclarecer o seguinte:
1 – É um facto que a reunião existiu, mas é falso que na base da sua motivação esteja qualquer sentimento “anti”, seja contra quem for.
2 – Os temas que foram abordados prendem-se com questões que consideramos fundamentais para o futuro e pacificação do futebol português e em que, verificámos, existe convergência de posições:
- o vídeo-árbitro e regras da sua implementação;
- a publicidade imediata dos relatórios dos árbitros e dos delegados;
- alterações ao regulamento disciplinar, de modo a que esteja conforme a Constituição da República e a que os castigos sejam confinados ao âmbito estritamente desportivo;
- propostas no sentido de que os recursos para o TAD e Conselho de Justiça tenham efeito suspensivo das decisões do Conselho de Disciplina;
- substituição imediata do coordenador dos delegados da Liga;
- reconhecimento dos títulos do Campeonato de Portugal como sendo de campeões nacionais, como consta da documentação oficial da Federação Portuguesa de Futebol e suas plataformas;
- regresso dos sumaríssimos para lances que o árbitro não tenha visto e sejam detetados pela transmissão televisiva;
- que a lei seja efectivamente cumprida no que respeita às claques e à violência no desporto, doa a quem doer;
- redução dos jogos disputados à noite.
3- As transmissões televisivas de jogos dos dois clubes nas modalidades, bem como a acreditação dos jornalistas dos órgãos dos respetivos clubes, foram também faladas, tendo-se chegado a um entendimento para o acesso dos profissionais de média aos pavilhões.
4 – Concluída esta reunião, verificámos que há caminho que pode e deve ser feito em conjunto, considerando que é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa.
5 – Em face do que consideramos ser a urgência e necessidade de pacificação do futebol português, da obrigatoriedade de introduzir maior transparência e verdade desportiva e de defender aqueles que são os valores que devem nortear o desporto nacional, entendem os dois clubes estarem reunidas as condições para que seja desencadeado de imediato o processo de reatamento das relações institucionais entre o FC Porto e o Sporting CP.
Francisco J. Marques
Diretor de informação e Comunicação do FC Porto
Nuno Saraiva
Diretor de Comunicação do Sporting CP”

Em

Se os dois clubes partilham ideias com vista a melhorar o futebol Português, não vejo problema nenhum em juntarem esforços. Os pontos que ambos defendem são, claramente de melhoria da competição, mas também parece-me que desta forma começa uma batalha, real e reativa, contra ao denominado polvo. Será que mais clubes se vão juntar a ela? E se sim, quem serão?



Sem comentários: