segunda-feira, 15 de maio de 2017

A Tarja do Coletivo 95



Durante a segunda parte do jogo de ontem a claque portista, Coletivo 95, abandonou o Estádio do Dragão em protesto por não lhe ter sido autorizado a colocação de uma tarja.

A Claque explicou a sua versão dos factos no seguinte comunicado:
“O nosso Grupo (Colectivo Ultras 1995) tomou a decisão de abandonar o sector durante o jogo de hoje, na sequência da proibição comunicada pelo oficial de ligação com os adeptos e pela segurança, de exibirmos frases, tendo mesmo havido ordem para que as mesmas nos fossem retiradas, com recurso a intervenção policial, se necessário.
Como não entendemos o porquê de não nos podermos exprimir, chegando mesmo a ser oprimidos, somente porque pretendíamos demonstrar aquilo que sentimos e pensamos, dentro dos moldes que nos caracterizam, decidimos abandonar o estádio e usar o nosso direito de liberdade de expressão, fora do estádio. Tendo havido, novamente, uma tentativa de opressão, desta vez levada a cabo pelas forças Policiais.
O Colectivo irá, como sempre, apoiar incondicionalmente o Futebol Clube do Porto, recorrendo ao direito que nos assiste, de exprimir aquilo que pensamos, através de frases, cânticos, estandartes ou mesmo coreografias.
Nem Santos, nem criminosos, apenas Ultras!”

O FC Porto, por seu lado, reagiu através do Dragões Diário:
No FC Porto não há censura. Vem isto a propósito de uma faixa que a claque Coletivo 95 ontem quis exibir e os seguranças não permitiram a entrada. E não permitiram porque a faixa era ofensiva para com os nossos jogadores no decurso de um jogo e isso nunca será permitido no nosso estádio. E porque não há censura, aqui fica a frase: “Vocês só nos fazem mal! O espírito de campeão vive apenas nos nossos adeptos”. Quem nos faz mal, muito mal, não são os nossos jogadores, que lutaram como bravos contra forças extrajogo muito prejudiciais. Não perceber isso é não perceber nada do que foi esta temporada, porque nem foi só no campeonato que o FC Porto foi impedido de vencer. Fora do estádio foi exibida apenas uma parte da frase e sobre isso apenas os responsáveis por essa atitude poderão falar.”

O Coletivo 95 voltou a reagir da seguinte forma:
“No seguimento do que vem sendo veiculado pelos meios de comunicação e por forma a evitar interpretações desvirtuadas da realidade, aqui ficam as frases que tínhamos preparadas para o jogo de ontem. De realçar que as mesmas foram lidas e gravadas pelas autoridades competentes, pelo que pretendemos apenas e só, a verdade!
1. O espírito de Campeão vive... ...Apenas nos nossos Adeptos!
2. Percebemos todo o mal que nos fazem, menos aquilo que fazemos de mal!
3. Reconhecimento do trabalho de uma época!
Frase a ser completada com o entoar do hino do FCPorto e composta com bandeiras, estandartes e cachecóis afectos ao Clube.”

Sobre este assunto tenho a dizer o seguinte. O que se passou no Dragão foi, no mínimo, lamentável. E depois de ler as versões de um e do outro lado, parece-me que alguém deu um valente tiro no pé, sobretudo quando andamos a meses a falar de liga Salazar.



Sem comentários: