quinta-feira, 6 de abril de 2017

Eis a Cartilha dos Comentadores Benfiquistas



Antes de mais, quero ressalvar que o post é grande!
Após Francisco J. Marques, no Universo Porto da Bancada de dia 4 de Abril, ter denunciado a existência de uma cartilha enviada aos comentadores do Benfica, eis que hoje o FC Porto, via Dragões Diário, a tornou pública. Para quem ainda não tem conhecimento, pode descarregar o documento aqui:
Após ler as indicações, destaco o seguinte:
- Esta afirmação, logo para começar, deu-me vontade de rir! “O Benfica só pode contar com os Benfiquistas.” Ah sim? E com a comunicação social, com a Liga e com a FPF, não?
- Logo na linha seguinte surge esta pérola: “Os nossos rivais tudo fazem para nos destabilizar e para nos impedir de conquistar o tetra.” Abstenho-me de comentar!
- E eis que surge o assunto da semana: o lance que ocorreu antes do minuto 10 do clássico e que teve como protagonistas Jonas e Nuno Espírito Santo. Vejamos, então, o que surge na cartilha sobre este assunto: “Sobre o choque casual entre o Jonas e o NES: É preciso muita maldade e falta de respeito pelo futebol para acusar o Jonas de intenção e premeditação no choque com o NES. Alguns comentadores e jornalistas ligados ao Sporting e ao Porto estão a tentar intoxicar a opinião publica com a ideia que o Jonas chocou intencionalmente com o Nuno Espirito Santo. A maldade é tão grande que só falta dizer que foi o Jonas que se desequilibrou de propósito, para durante o desequilíbrio ir chocar intencionalmente contra o NES. Haja paciência para aturar tanta loucura e fanatismo. Só a cabeça de um louco pode imaginar que o Jonas, se “autodesequilibrou” junto à linha lateral para em desequilíbrio ir chocar com o NES para se vingar do que aconteceu em Valência. E se pensarmos que o NES até estava numa zona da área técnica onde não é normal estar, então essa TEORIA DA CONSPIRAÇÃO fica completa. É que nem o NES que foi vitima do choque casual alguma vez pensou nisso. Só cabeças doentes e cheias de ódio ao Benfica conseguem produzir estas maldades. Como alguém adivinha que vai ser empurrado por um adversário e que desse empurrão, entra em desequilíbrio e vai chocar com alguém que está em cima da linha lateral num local onde normalmente nunca está? Em todo aquele episódio só houve um protagonista que atuou com intenção deliberada – O Maxi. O Maxi deu um encontrão no Jonas de forma deliberada para o provocar. E a PERGUNTA É – Porque não se comenta o comportamento lamentável do Maxi neste episódio e em todo jogo? Alguém desequilibrou o Maxi ou empurrou o Maxi, para chocar com o Jonas? Se alguém tinha que ser punido era o Maxi… com cartão vermelho ou amarelo no mínimo. O árbitro foi benevolente com o Maxi que foi contra o Jonas intencionalmente.”
Sem comentários!
- Mas há mais: “O Maxi passou todo o jogo a PROVOCAR os adeptos e os jogadores do Benfica, atirando bolas para a bancada, fazendo faltas e criando picardias nas bolas paradas.” E acrescento eu: e ainda teve o descaramento de marcar um golo e festejá-lo!
- Sobre Casillas é referido: “Aos 66 m – Casillas de dedo em riste manda calar o publico. Gesto muito feio.” Queriam cartão? “O ANTIJOGO do Casillas. Ninguém comenta?”
Comparativamente ao antijogo que fizeram, por exemplo, Bruno Varela ou Marafona no Dragão, o que fez Casillas foi uma brincadeira… e fê-lo em momentos que a equipa precisava de pausar… não o fez o jogo todo. Foi inteligente, não fiteiro.
- É impossível não destacar esta parte: “O caso Canelas/Superdragões/Porto/SPDE/ Fan Addict/ Madureira: Falar de Canelas, Superdragões, Porto, SPDE, Fan Addict, Macaco, Pinto da Costa, Luis Gonçalves...é estar exatamente da mesma coisa, é estar a falar da Estrutura Operacional do Porto. O país, o mundo, está chocado com a violência das imagens da agressão do jogador  do Canelas ao árbitro José Rodrigues aos DOIS MINUTOS DE UM JOGO. Mas há muitos meses que a Imprensa Nacional e Internacional denuncia a gravidade do caso Canelas e as suas ligações ao Porto. É muito claro que estes marginais/criminosos, só não estão presos porque são PROTEGIDOS por Pinto da Costa e demais responsáveis do Porto. É demasiado evidente que os Superdragões funcionam como o BRAÇO ARMADO da direção do Porto. Não há como ter duas opiniões sobre esta situação…basta somar 2 + 2.”
Põem tudo no mesmo saco como se todos os elementos dos Superdragões fossem os maus da fita e os únicos culpados por tudo de mal que ocorre nos campos de futebol por esse país fora. Não, eu não estou a desvalorizar ou desculpar o caso Canelas, mas alimentá-lo com o facto de haver elementos da equipa que pertencem à claque portista é, no mínimo, atirar areia para os olhos dos próprios benfiquistas. Há bons e maus em todas as claques, como os há em todas as cidades, aldeias, freguesias, bairros ou prédios. Isto é algo que todos sabemos perfeitamente. Da mesma forma que todos sabemos que as pessoas tem uma vida para lá de pertencerem a uma claque e que podem ser ou fazer muitas coisas. Também sabemos que se, enquanto claque, ocorrer problemas, a polícia facilmente identificará os elementos, porque as claques portistas são legais. Mas também todos sabemos que o único clube que tem claques ilegais é o Benfica e que lá não há só santos, do mesmo modo que também há boas pessoas. Eles também sabem disso.
Mas ainda sobre este tema acrescentam: “Operação Jogo Duplo – Corrupção e viciação de resultados de jogos  – Preso Bruno Mendes, vice-presidente dos Superdragões e braço direito de Macaco Madureira.” Será que se esqueceram que também faz parte do processo alguém que já teve ligado ao Benfica?
“Os Superdragões INVADEM o Centro de Treinos dos árbitros na Maia e ameaçam fisicamente os árbitros – Um dos principais agressores foi o Marco Gonçalves do Superdragões e jogador do Canelas. Até se gabou na sua página do Facebook. Quem aparece no final a falar para os jornalistas? O Macaco Madureira.” Alegadamente dois membros dos super, creio que foi isto que foi noticiado. E porque lá estava o Madureira? Porque se houve ligação à claque, o líder é ele, logo a quem cabe dar a cara?
“Vandalização do restaurante do pai do árbitro Jorge Ferreira.” Ah, já há certezas que foram os superdragões? Que eu saiba os próprios desmentiram.
E as ameaças de que foi vítima o SR. Árbitro auxiliar Inácio Pereira (creio ser esse o nome)? E os adeptos benfiquistas condenados?
- Leiam atentamente o que se segue, porque é, simplesmente, muito bom!: “As imagens do VIDEO ÁRBITRO provam que o golo do Porto foi irregular.” Mas há vídeo árbitro? Esta é uma novidade! “E se o árbitro Carlos Xistra não viu, até porque estava com os olhos na bola, o Assistente deveria ter visto e assinalado a falta de Maxi sobre Samaris (puxão de camisola) e/ou a falta de Soares sobre Lindelof.” Da mesma forma que deviria ter visto, logo nos primeiros minutos de jogo, a agressão de Samaris a Alex Telles! Ou que deveria ter visto que Jota não estava fora de jogo!Mais um jogo em que o Porto ganha pontos de forma irregular. Mais um jogo em que o Benfica perde pontos por erro arbitral.” Deu-me vontade de rir!
- “Com o VIDEO ÁRBITRO o Benfica teria ganho o jogo e teria mais 2 pontos.” Com o vídeo árbitro o FC Porto não tinha sido tão prejudicado na primeira volta e estaria, por certo, à frente do campeonato.
- “Este é o momento certo para carregar no Porto e não lhes darmos mais tréguas até ao final do campeonato.” Nem nós esperamos outra coisa! “ESTE É O MOMENTO oportuno para meter os pontos nos iiss e de chamar os bois pelos nomes.” De acordo! deve ter sido a única frase inteligente que li neste documento surreal! “Temos que acabar com essas mentiras que as máquinas de intoxicação dos nossos rivais andam a plantar e a semear na opinião publica, questionando o mérito da liderança do Benfica.” Alguém consegue explicar-me quem faz parte da “máquinas de intoxicação” ligada ao FC Porto? Estou cansada de pensar e não me ocorreu nada! “O campo não mente.” De acordo! e sem colinho então…
- “Temos que estar muito atentos e denunciar todas as Manobras e Truques  do Porto. Mais um jogo em que o Porto faz um golo irregular” Sim, porque o Benfica não marcou nenhum golo irregular esta época, nem no campeonato, nem na Taça de Portugal. Tão vítimas que eles são!
- Sobre o clássico: A Estatística do Jogo traduz o que aconteceu em campo – Posse de Bola, 55/45;” Diferença abismal! “Cantos, 6/3;” outra diferença abismal! “Remates, 16/7(mais do dobro); Oportunidades de golo, 7/1(diferença enorme).” Digamos que diferença enorme é quando os dados revelam muito mais do dobro, mas tudo bem, até pode ser que seja eu que não sou grande coisa a matemática a perceber mal. “Se a estes dados estatísticos somarmos as Faltas Cometidas, verificamos as grandes dificuldades do Porto em controlar o Benfica – Faltas, 11 / 21.” Pois, mas se todas as faltas a favor do FC Porto tivessem sido assinaladas a diferença não seria tão grande e, talvez, os valores nos restantes parâmetros também talvez fossem diferentes. “NÃO ESQUECER de referir que TODA A DEFESA DO PORTO, mais o André André, acabaram o jogo com cartão AMARELO.” Só se esqueceram que houve jogadores do Benfica que não o viram e que deveriam ter visto. “NENHUM JOGADOR DO BENFICA viu Cartão Amarelo porque nenhum  precisou de recorrer a faltas para controlar o jogo do Porto.” Pode ser que uma mentira muitas vezes repetida se torne verdade.
- “Palavras de bom senso do NES ao não embarcar na maldosa e doentia tentativa de julgar intencional o choque casual com o Jonas. O NES percebeu claramente que o Jonas entrou em desequilíbrio com o empurrão do Filipe e que tudo aconteceu casualmente, “…não sou fácil de derrubar”.” Empurrão do Filipe… enfim… e será que não perceberam a ironia do Nuno?  
- E não é que há uma conspiração azul e verde contra o Benfica? “É publico e notório que existe uma ALIANÇA Porto /Sporting anti Benfica. O Porto e o Sporting tudo irão fazer para evitar que o Benfica conquiste o Tetra. Vai valer tudo. As Claques Oficiais do Sporting e do Porto acordaram conjugar esforços contra o Benfica – Vão estar presentes para apoiar os adversários do Benfica no Norte - Moreirense, Rio Ave e Boavista; Os 2 Departamentos de Comunicação falam todos os dias e têm uma estratégia comum para provocar e tentar destabilizar o Benfica; As direções tem-se aproximado e estão a conjugar esforços contra o Benfica.” Tudo contra eles!
- “Marco Ferreira sempre afirmou que nunca houve ninguém que lhe falasse no nome do Benfica ou que pedisse algo para o Benfica. Nunca.” Volto a repetir, pode ser que uma mentira muitas vezes repetida se torne verdade.
Posto isto, só me ocorre terminar este post, que já vai longo, com a seguinte questão: Se vivemos num país livre, não seria melhor e mais saudável para o futebol português que cada um desse a sua opinião com base nas suas crenças em vez de seguir instruções ridículas?



Sem comentários: