sábado, 8 de abril de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Belenenses 0



1 – Crónica

No final de tarde deste sábado o FC Porto recebeu o Belenenses, em jogo a contar para a 28ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-0.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Boly e Alex Telles; Danilo, André André e Óliver; André Silva, Soares e Brahimi
O FC Porto teve alguma dificuldade em criar perigo junto da área adversária, visto que a estratégia do Belenenses estava montada de modo a dificultar a estratégia do ataque portista.  O primeiro lance de golo foi protagonizado por Soares, que ao minuto 25, atirou à figura do guarda-redes adversário. Ao minuto 29, outra vez Soares, voltou a tentar marcar, mas chegou ligeiramente atrasado. Até que ao minuto 37, Brahimi cobrou um livre, André Silva assistiu Danilo que ativou o marcador. Do outro lado do campo, o Belenenses tentava criar perigo, mas sem sucesso, porque o FC Porto não permitiu.
O FC Porto não entrou bem no segundo tempo e o Belenenses aproveitou para ter bola, mas não conseguiu criar perigo junto da baliza portista. Mas os Dragões acordaram e as ocasiões de perigo multiplicaram-se: Filipe, em duas ocasiões; Brahimi; Óliver e Soares estiveram perto de ampliar a vantagem azul e branca. Entretanto Nuno trocou André Silva por Corona. E ao minuto 70 o Mexicano colocou a bola na cabeça de Soares que atirou para o segundo golo do jogo. 4 minutos depois, 74, Brahimi sofreu falta no interior da área, o árbitro assinalou a consequente grande penalidade que o argelino converteu no terceiro golo.
Com este resultado o FC Porto soma 67 pontos e passa, pelo menos por uma noite, para a liderança do campeonato.

2 – Análise

Tendo em conta o que havia acontecido nos dois anteriores encontros entre estas duas equipas, não se esperavam facilidades, mas o FC Porto, com calma e paciência conseguiu anular as dificuldades. Nuno devolveu André Silva ao ataque portista, por troca com Corona. Não foi fácil entrar na área dos de Belém, pois o Belenenses trazia a lição bem estudada para defender-se o melhor possível e, consequentemente, dificultar as manobras do ataque do FC Porto. Mas os Dragões com mestria lá conseguiram furar a muralha adversária. Quanto ao ataque do Belenenses, não deu para assustar. De destacar Danilo, que voltou a fazer golo; Soares que, depois de dois jogos em branco, voltou a marcar; e Brahimi que também voltou aos golos. Não foi uma exibição brilhante, sobretudo no primeiro tempo; foi ligeiramente melhor no segundo tempo; que foi o suficiente para ganhar os três pontos, que de facto, são o mais importante neste momento.
Em suma, o FC Porto venceu o Belenenses de forma clara e inequívoca. Uma final já está, na próxima semana há outra.
Vamos Porto!



Sem comentários: