domingo, 19 de março de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Vitória de Setúbal 1



1 – Crónica

FC Porto Falha Salto à Liderança do Campeonato

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 26ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por Casillas; Layun, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo e Óliver; Brahimi, Corona, André Silva e Soares
O FC Porto não entrou bem em jogo, porque o Vitória de Setúbal dificultou as ações do ataque portista. Mas aos poucos os Dragões foram aproximando-se da área contrária, somando ocasiões de perigo que ou eram travadas por um defesa, pelo guarda-redes ou pelo poste da baliza. Ao minuto 19, Brahimi viu um defesa adversário substituir o guarda-redes e afastar a bola sobre a linha de golo. Ao minuto 28 houve uma tripula ocasião de golo: num canto Marcano viu a bola ser travada pelo poste; a bola foi parar a filipe, que viu outro defesa sadino negar-lhe os festejos; e Soares não conseguiu finalizar. Ao minuto 32, André Silva, com a baliza aberta, atirou ao lado. Ao minuto 45, Corona ativou o marcador de modo fantástico. Ainda antes do intervalo, Soares poderia ter ampliado a vantagem portista.
No segundo tempo, os Dragões entraram num ritmo mais baixo e, ao minuto 55, na única ocasião de que os sadinos dispuseram no segundo tempo, beneficiando de uma escorregadela de Filipe, fizeram golo. Perante o empate os Dragões foram à procura do golo que desse os três pontos, mas com mais coração do que razão e o golo acabou por não surgir. André Silva, ao minuto 67, atirou ao poste; e Brahimi  e Soares atiraram por cima, o primeiro ao minuto 83 e o segundo já no tempo de compensação.
Com este empate as contas do campeonato ficam exatamente como estavam à partida para esta jornada, ou seja, o FC Porto continua a ocupar o segundo lugar, a um ponto da liderança.

2 – Análise

Frustração, tristeza e deceção, foi assim que numa primeira análise o treinador portista classificou o empate frente ao Vitória de Setúbal. Partilho exatamente os mesmos sentimentos que Nuno Espírito Santo, já que o FC Porto entrou em campo sabendo que em caso de vitória saltaria para o topo da classificação, devido ao empate do Benfica no terreno do Paços. Contudo, talvez este facto tenha criado alguma ansiedade à equipa, isso e a constante perda de tempo por parte dos sadinos. Para além disso, a equipa portista acusou o desgaste de ter jogado em Turim com 10. Que este jogo era difícil ninguém duvidava, mas esperava-se que a equipa portista, empurrada por um estádio cheio, conseguisse transformar as dificuldades em facilidades. Assim não aconteceu. O FC Porto somou ocasiões de golo, concretizou por uma vez no primeiro tempo. Na segunda parte viu o Vitória empatar na única vez que atirou à baliza de Casillas. Os Dragões procuraram o golo, mas faltou discernimento, e porque não sorte na hora de rematar, o que se traduziu numa falta de eficácia que, infelizmente, já se viu esta época pelos lados do Dragão. Nuno tentou refrescar a equipa da melhor forma possível, procurando ter mais soluções no ataque à baliza. O golo não surgiu e dessa forma, o FC Porto falhou o salto à liderança do campeonato. Mas procurando ver as coisas por um lado positivo, mesmo nas coisas más tem de haver um ponto positivo, pelo menos o FC Porto perdeu pontos numa jornada em que o Benfica também os perdeu e, por isso, fica tudo exatamente na mesma. Se ir à Luz 1 ponto à frente é melhor ou pior do que ir 1 ponto a trás não sei, o que sei é que vamos 1 ponto a trás e que temos, rapidamente, de retirar o que de bom foi feito neste jogo e corrigir o que não esteve tão bem. A primeira lição a retirar é que temos sempre de pensar em nós e não ver nas escorregadelas dos outros uma vitória nossa antecipada. Apesar da frustração, tristeza e deceção que este empate causou – acredito que os jogadores sentem exatamente o mesmo que nós adeptos - temos de sarar a ferida, lamber as lágrimas e seguir em frente, porque nada está perdido hoje da mesma forma que nada estava ganho ontem. O FC Porto depende de si para chegar ao título e para tal tem de pensar jogo a jogo. É assim que temos de olhar para os 8 jogos que faltam jogar.
Em suma, o FC Porto empatou um jogo que tudo fez para vencer, pecou pela falta de eficácia hoje, da mesma forma que aconteceu noutras vezes.

PS1. Grande apoio nas bancadas. Este apoio não pode fraquejar, a equipa precisa dele, sempre!


PS2. As constantes perdas de tempo por parte do Vitória de Setúbal deveriam envergonhar todos os membros da equipa, porque as mesmas não dignificam em nada o futebol. Eu sei que cada um joga com as armas que tem, mas isto não é jogar, isto é estragar o espetáculo.



Sem comentários: