sábado, 11 de fevereiro de 2017

Crónica e Análise: Vitória de Guimarães 0 – FC Porto 2



1 – Crónica

No início de noite deste sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 21ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-2.
Para este Jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e André André; André Silva, Soares e Brahimi.
O primeiro tempo foi muito disputado, mas com poucas ocasiões de perigo junto das balizas. Ao minuto 8, Maxi entrou na área e atirou à baliza, mas o remate foi à figura do guarda-redes. O Vitória respondeu pouco depois, mas a bola foi ao lado da baliza do FC Porto. Até que ao minuto 36, Soares, no regresso à sua antiga casa, rematou certeiro, ativando assim o marcador. Ao minuto 45, os vimaranenses responderam com perigo, mas sem sucesso.
O Vitória regressou decidido a procurar anular a desvantagem, o que deu trabalho à defesa portista. Do outro lado do relvado, ao minuto 67, Filipe ficou perto do golo. Pouco depois, Herrera e Danilo ao minuto 74, ficaram perto dos festejos, bem como Diogo Jota ao minuto 77, mas os três atletas viram o guarda-redes adversário travar-lhes as intenções. Mas ao minuto 85 o guarda-redes vimaranense não conseguiu travar o remate certeiro de Diogo Jota, que fixou o resultado final nos 0-2.
Com esta vitória o FC Porto soma 50 pontos e permanece a 1 ponto da liderança da tabela classificativa.

2 – Análise

Não foi um jogo fácil, tal como aliás já se esperava. O primeiro tempo foi muito disputado, com as equipas a encaixarem as suas táticas e sem permitirem ocasiões de perigo. Soares – que ao contrário das previsões alheias, jogou – voltou a marcar, colocando o FC Porto em vantagem ao intervalo. No segundo tempo o Vitória, naturalmente procurou reagir e deu trabalho a defesa portista. Mas os Dragões não deixaram de criar perigo e Diogo Jota alargou a vantagem. A exibição portista foi melhor na segunda parte do que na primeira, culminando numa vitória justa de uma equipa cheia de atitude e de querer, que soube ser sólida na defesa quando o adversário assim o exigiu e eficaz no ataque ao concretizar duas das ocasiões de golo de que dispôs. Há que destacar Soares, que, em dois jogos já fez três golos; e Diogo Jota, que entrou e fez o golo da tranquilidade.
Em suma, o FC Porto somou os três pontos num jogo complicado e bem disputado entre duas boas equipas, num terreno tradicionalmente difícil. E mantém a liderança do campeonato à distância de um ponto.
Vamos Porto!

Sem comentários: