sábado, 18 de fevereiro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Tondela 0



1 – Crónica

Foram 4 Golos, Podiam Ter Sido Mais

No início de noite desta Sexta o FC Porto recebeu o Tondela, em jogo a contar para a 22ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Ruben Neves, André André e Otávio; Corona, Soares e André Silva.
O FC Porto entrou a pressionar. E foi Soares o primeiro a criar perigo junto da baliza do Tondela, ao minuto 4, lance ao qual o guarda-redes respondeu com uma defesa. Mais tarde, novamente Soares ficou perto do golo, não conseguindo dar a melhor sequência a um passe de André Silva. Depois foi Otávio a ficar perto do golo, mas o guarda-redes adversário não o permitiu. Do outro lado, o Tondela, na tentativa de contrariar o ataque portista, procurou criar perigo junto da baliza do FC Porto. Numa dessas ocasiões, a mais perigosa, ao minuto 41, Casillas impediu o golo adversário. Ao minuto 43, André Silva foi chamado a converter uma grande penalidade que resultou no primeiro golo da noite. Ainda antes do intervalo o Tondela ficou reduzido a 10.
No início do segundo tempo o FC Porto ficou perto de marcar por intermédio de Soares e André Silva, que não tiveram pontaria na hora do remate e, depois novamente Soares viu o guarda-redes adversário negar-lhe o golo. Mas quem marcou, com um grande remate, foi Ruben Neves, ao minuto 54. E eis que finalmente Soares acertou na baliza, ao minuto 62 colocou os Dragões a vencer por 3-0. E, por fim, ao minuto 92, Diogo Jota fixou o resultado nos 4-0.
Com esta vitória o FC Porto soma 53 pontos, colocando-se, à condição, no primeiro lugar da Liga, com mais 2 pontos que o Benfica.

2 – Análise

Apesar do Tondela ocupar o último lugar do campeonato, não se esperava um jogo fácil. E, de facto, não o foi, sobretudo no primeiro tempo. Nuno promoveu algumas alterações no onze, dando minutos a Ruben Neves e a Otávio, enquanto que no sentido inverso, fez descansar Danilo e deixou Óliver e
Brahimi no banco. Eu percebo as duas opções do treinador portista, visto que tanto o português como o brasileiro estiveram parados devido a lesão e, por isso, precisavam de minutos de jogo; enquanto Danilo e Óliver tem acumulado muitos minutos e é necessário gerir esforço. O FC Porto esteve melhor no segundo tempo do que no primeiro, período em que marcou três dos quatro golos do jogo e poderia ter feito mais. Na primeira parte, e em resposta à pressão portista, o Tondela procurou surpreender e, de facto, criou algumas dificuldades à defesa portista que, resolveu os problemas que surgiram sem grandes sobressaltos. Quer dizer, Filipe, Marcano e Ruben Neves viram amarelo e o brasileiro fica fora do próximo jogo. De resto há que destacar Soares, que melhor poderíamos desejar? São 4 golos em três jogos, continua assim rapaz! Bem como há que destacar André Silva, que voltou aos golos; Ruben Neves que voltou a jogar a titular, carregando a braçadeira de capitão e marcou um grande golo; e Diogo Jota que, voltou a entrar e a marcar, tal como tinha feito em Guimarães.
Em suma, o FC Porto venceu de forma justa e inequívoca um jogo que tinha de vencer para colocar-se no topo da tabela e, dessa forma, criar pressão ao adversário. Agora sim, é hora de pensar na Liga dos Campeões.
Vamos Porto!!!



Sem comentários: