sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O Comunicado Portista e Ainda a Expulsão de Danilo



O FC Porto emitiu hoje o seguinte comunicado:
“O FC Porto não se revê e lamenta episódios como o de ontem, em que alegados adeptos do nosso clube ameaçaram o árbitro Artur Soares Dias.
O FC Porto congratula-se com a posição tomada pela direção da claque Super Dragões, em que também manifestou repúdio por todo o tipo de violência sobre as equipas de arbitragem.”

Em

Fez bem o FC Porto em demarcar-se das ameaças de que foi alvo o árbitro Artur Soares Dias. O clima que envolve o futebol português está demasiado agreste e não é com ameaças que os erros vão deixar de existir. Cabe aos árbitros analisarem o desempenho que tem em cada partida e procurarem forma de aprender com os erros. Sim, porque aprende-se com os erros e é sempre possível corrigi-los. E é isso que se espera.

Entretanto, também hoje, na Dragões Diário, o FC Porto voltou a referir-se ao caso da ridícula expulsão de Danilo, desta feita por causa da fuga de informação protagonizada pelo diretor do gabinete de comunicação da FPF.

A expulsão de Danilo em Moreira de Cónegos podia ter ficado como um infeliz acontecimento e uma decisão precipitada de um árbitro inexperiente, mas infelizmente é muito mais do que isso e é reveladora do monstro que controla o futebol português. Danilo viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho depois de ter sido abalroado pelo árbitro Luís Godinho. Todo o país viu e até o mundo, com as imagens a correrem por todo o planeta, tal o inusitado da situação. Logo no dia seguinte, no jornal Record, por exemplo, saiu uma notícia com o título "Bocas na origem da expulsão", versão profusamente divulgada ontem em diversos jornais, com a tese de que o nosso jogador foi expulso por palavras inapropriadas. Acontece que o relatório do árbitro é secreto, enviado eletronicamente pelo árbitro para os responsáveis pela arbitragem, sem conhecimento dos clubes ou de qualquer outra pessoa. Coloca-se então a pergunta, como souberam os jornais o que o árbitro alegadamente escreveu no relatório? Souberam pela Federação Portuguesa de Futebol e pelo seu gabinete de comunicação, designadamente pelo seu diretor Luís Sobral. Explicando melhor porque o caso é especialmente grave, Luís Sobral enviou para mais de um jornal um link de um vídeo em que alegadamente se provavam palavras do jogador Danilo. E qual é o problema, questiona o leitor? O problema é que, para além de ser mentira, não cabe à federação e aos seus funcionários tomarem partido no que quer que seja, mas ainda é mais grave quando vemos alguém da federação tomar as dores do árbitro Luís Godinho em detrimento do comendador, campeão da Europa e jogador da seleção nacional e do FC Porto Danilo Pereira. Isto é inaceitável, o FC Porto exige explicações e medidas da parte da Federação Portuguesa de Futebol. Este é mais um exemplo do monstro que controla o futebol português. A federação devia ser neutra, mas se tivesse de tomar partido compreendia-se que o fizesse a favor de Danilo, que é jogador da seleção e contribuiu para a maior conquista da selecção. Com que cara esta gente encarará Danilo Pereira quando for chamado à seleção nacional? A quem interessa que a federação tome o partido do até esta semana desconhecido árbitro Luís Godinho? Ao Benfica, claro, que estende os tentáculos por todo o lado e quando de um lado está o FC Porto a verdade e os princípios não interessam para nada e há que montar uma encenação que prejudique o nosso clube. Assim se compreendem bem os recentes elogios de Luís Filipe Vieira a Fernando Gomes na tradicional entrevista de ano novo ao jornal "A Bola", mas mais não são do que beijos de Judas. Tem a palavra o presidente da federação.”

Em
Dragões Diário


Sem comentários: