segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Desabafo em Forma de Reflexão



Ponto prévio: Recuso-me a deixar de acreditar que ainda é possível o FC Porto chegar ao topo da classificação. É certo que é difícil, já o era com 4 pontos de diferença, mais ainda com 6, mas no futebol não há impossíveis, todos nós o sabemos. Ainda há toda uma segunda volta para jogar e muita água vai passar por debaixo das pontes. Não sou capaz de atirar a toalha ao chão tão facilmente. Por isso, continuarei a acreditar até que a matemática me prove o contrário.
É tão verdade que o FC Porto tem razões de queixa da arbitragem, como é verdade que já perdeu demasiados pontos por culpa própria, por não conseguir ser eficaz. Mas recuso-me, também, a acreditar que não há forma de ultrapassar este grave problema de ineficácia que, pelos vistos, voltou a atormentar a equipa portista. Acredito que a equipa, com trabalho, será capaz de corrigir o que não está bem, até porque os jogadores tem perfeita noção dos erros, ou por outra, do problema. Basta ver o que tanto Nuno Espírito Santo, como Casillas disseram nas suas entrevistas ao Porto Canal. Temos de acreditar que se a equipa conseguiu voltar a ser eficaz depois do jogo frente ao Braga, também vai ser capaz de o ser outra vez. Mal seria! Só espero que não demorem muito a afinar a pontaria, é que enquanto isso o adversário vai fugindo…  A equipa precisa de ter nervos de asso e sangue frio no momento de rematar à baliza. Todos já percebemos que a ineficácia traz consigo a ansiedade, a intranquilidade e, de certa forma, o receio de tentar rematar. Assim, se me fosse permitido sugerir algo aos jogadores, sugeriria o seguinte: E que tal não pensarem? Esqueçam a defesa adversária e imaginem que não existe guarda-redes. Rematem apenas! imaginem que estão num treino com adeptos a ver – afinal de contas no primeiro dia do ano houve golos, certo? Por mais estranho que possa parecer esta sugestão, poderia funcionar visto que por vezes quanto mais pensamos que temos de fazer algo de determinada forma e sabemos que não podemos falhar, ou que temos de acertar, as coisas não correm bem. E pelo contrário, se formos espontâneos nas nossas ações o desempenho é melhor.
Acho também que o FC Porto deveria aproveitar que o mercado de transferências está aberto para procurar um avançado experiente o suficiente para assumir a responsabilidade de fazer os golos, dividindo essa responsabilidade com André Silva.



Sem comentários: