sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Antevisão da 18ª Jornada da Liga



1 – Aqui está a antevisão de Nuno Espírito Santo do jogo da 18ª jornada da Liga, frente ao Rio Ave.

“NUNO OLHA PARA O “TOPO DA TABELA” E QUER “REDUZIR A DISTÂNCIA”
Treinador fez antevisão da receção ao Rio Ave (sábado, 16h00), em que Luís Castro está a fazer “um belíssimo trabalho”
Para Nuno Espírito Santo, conquistar os três pontos em cada jogo casa tem uma “importância transcendental” na luta pelo título nacional. Na conferência de imprensa de antevisão da receção ao Rio Ave (sábado, 16h00, para a 18.ª jornada da Liga NOS, a primeira da segunda volta), o treinador afirmou que “reduzir a distância” de quatro pontos para o líder Benfica é uma “obrigação” e o “grande desejo” do plantel, que não desvaloriza os restantes rivais mas olha diretamente para o “topo da tabela”. A utilização de Layún, Otávio e Maxi está em aberto, revelou o técnico, que se escusou a falar sobre o mercado de transferências.
Conhecimento mútuo
“Hoje em dia todos as equipas se conhecem bastante bem. Para além das observações no local, há muitas ferramentas para ter um conhecimento bastante profundo das equipas. É difícil quando trabalhamos bastante tempo num clube e mudamos, como o Luís Castro, que está a fazer um belíssimo trabalho no Rio Ave. No sábado esperamos um jogo difícil, mas acima de tudo um FC Porto capaz de vencer, em frente aos nossos adeptos, na nossa fortaleza, para somar três pontos e encurtar distâncias, nesta luta que vai ser até ao fim pelo objetivo final.”
Rumores de mercado
“Tudo o que são rumores de mercado não comentamos nem pensamos nisso, porque a nossa preocupação está no que é o dia a dia. Concentramo-nos nos jogadores que estão connosco, que são do FC Porto, que queremos que estejam preparados para um projeto ganhador e para vencer. Importante é quem está cá.”
Ganhar em casa
“Tem uma importância transcendental. Queremos que o Dragão continue a ser a nossa fortaleza e temos consciência de que nesta primeira volta só perdemos por uma vez pontos em casa, num jogo que deveríamos ter vencido. Os três pontos no Dragão são preponderantes para nós e, juntamente com isso, queremos melhorar a nossa produção fora de casa. Fazendo uma análise da primeira volta, conseguimos alguns objetivos, estamos neles, mas também falhámos outros. Tem de ser feita uma análise e uma reflexão diária, um trabalho que nos identifique com o que queremos: um projeto ganhador, capaz de lutar até ao fim pelo título e o balanço total será feito no final. Dia a dia queremos estar mais capacitados e capazes de quebrar o ciclo em que está o clube. Isso é que é fundamental.”
Layún, Otávio e Maxi
“O Layún e o Otávio integraram o trabalho esta semana, estão totalmente ao dispor da equipa técnica, têm alta. O Maxi saiu do último jogo com um pequeno problema, tem feito treino condicionado e não está de parte a sua utilização. Vamos ponderar o que será melhor para a equipa.”
Pressão na luta pelo título
“Espero é que sábado consigamos os três pontos. Logicamente que será importante quando o nosso rival, líder, jogue com um só ponto de vantagem, mas o mais importante é cumprirmos com os nossos jogos, sermos mais constantes a nível exibicional e de conquista de pontos. Não estamos na posição em que desejamos estar, queremos estar no topo da tabela. Não desvalorizamos os rivais que vêm atras de nós, é para onde queremos estar que olhamos e se pudermos reduzir a distância é essa a nossa obrigação e o grande desejo. A pressão está do nosso lado, pretendemos é chegar ao topo.”
Balanço da época
“Temos de ser melhores, crescer mais, ser cada vez mais capazes de construir uma equipa que dignifique o FC Porto. Temos de ser capazes de ganhar todos os jogos, competir ao máximo das nossas forças e fazer com que os jogadores evoluam. Sabemos que somos uma equipa jovem, penalizada demasiadas vezes pela falta de eficácia na finalização, mas também uma temos uma defesa que é das melhores da Europa, sólida, que não permite oportunidades aos rivais. Temos de ser mais regulares noutros aspetos, um deles é a finalização. O que a mim como treinador me satisfaz é que conseguimos produzir bastantes oportunidades. Em resumo: temos de continuar a solidificar o que fazemos bem e melhorar bastante e regularizar o nosso processo ofensivo.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Casillas; Maxi/Layun, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera/André André e Óliver; Corona, André Silva e Diogo Jota


3 – Sobre o jogo
Não se espera um jogo fácil, até porque Luís Castro conhece bem a casa…, mas espera-se que os comandados de Nuno transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; confiante; coeso; concentrado; rigoroso; determinado; sólido; solidário; unido; ambicioso; empenhado; motivado; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: