domingo, 18 de setembro de 2016

Crónica e Análise: Tondela 0 – FC Porto 0



Dois Pontos Perdidos em Tondela

No final de tarde deste Domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Tondela, em jogo a contar para a 5ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este encontro Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Layun, Filipe, Boly e Alex Telles; Ruben Neves, André André e Otávio; André Silva, Depoitre e Brahimi.
A história do primeiro tempo é fácil de contar: o FC Porto teve mais posse de bola, no entanto, teve dificuldades em chegar à área adversária o que se traduziu apenas numa ocasião de relativo perigo, protagonizada por André Silva. Do outro lado o Tondela apenas por uma vez ameaçou a baliza à guarda de Casillas, mas a bola saiu ao lado.
No segundo tempo, Depoitre protagonizou a primeira tentativa de criar perigo junto da baliza adversária. Vendo que o rumo do jogo pouco mudava, Nuno fez entrar Óliver  e mais tarde Adrián, sendo a última aposta Corona. O FC Porto continuava com dificuldades em chegar com êxito a área contrária. Do outro lado, o Tondela subiu com perigo, mas Casillas estava atento e impediu com uma boa defesa o golo. Ao aproximar o final do encontro o FC Porto intensificou a pressão e André Silva, por duas vezes, ficou perto de ativar o marcador. numa delas o jovem avançado português viu o guarda-redes negar-lhe os festejos e na outra não foi feliz no remate. Adrián também ficou perto do golo, contudo o guardião do Tondela não o permitiu.
E que dizer? Um jogo fraco, com uma primeira parte fraquíssima, em que o FC Porto teve mais posse de bola mas que apenas criou um lance de perigo e o Tondela fez faltas – será que os árbitros tem algum problema em dar cartões amarelos? Esperava-se muito mais no segundo tempo, mas os dragões acordaram para a vida já mais perto do final, tarde, digo eu, e lá se foram dois pontos. Na minha opinião o FC Porto entrou a pensar que mais cedo ou mais tarde acabaria por marcar e não pode, de todo, ser esse o espírito. Uma equipa que quer ser campeã não pode criar tão pouco perigo para a baliza adversária e não pode beneficiar de tão poucos cantos. E não, jornal Público, não creio que o FC Porto esteja em crise – ver aqui:
- apenas necessita olear a máquina. Nuno Espírito Santo está preocupado e, portanto, acredito que procurará resolver os problemas que a equipa revelou nestes dois últimos jogos.
Em suma, este empate penaliza o FC Porto, que hoje não soube ser competente.
Com este resultado o FC Porto soma 10 pontos.



Sem comentários: