sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Crónica e Análise: Rio Ave 1 – FC Porto 3



FC Porto Entrou Com o Pé Direito No Campeonato

No início de noite desta Sexta o FC Porto deslocou-se ao terreno do Rio Ave, em jogo a contar para a primeira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-3.
No primeiro jogo oficial da época, Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e André André; Corona, André Silva e Otávio.
O FC Porto entrou bem em jogo e aos cinco minutos ficou perto de ativar o marcador, não fosse André Silva não ter conseguido efetuar o remate. Dragões e Vila-condenses procuraram impor o seu jogo e, por isso, não houve muitos lances de perigo junto de ambas as balizas. Contudo, na primeira vez que os da casa beneficiaram de uma oportunidade de golo, concretizaram-na, ao minuto 36. O FC Porto reagiu da melhor forma à desvantagem e, ao minuto 40, Corona reestabeleceu a igualdade no marcador. O mexicano ficou mesmo perto de bisar ao minuto 42, não fosse a bola ter embatido no poste da baliza. Assim, foi com as duas equipas empatadas a 1 que chegou o intervalo.
O Rio Ave procurou entrar melhor no segundo tempo, no entanto, o FC Porto rapidamente contrariou essa vontade dos da casa e respondeu da melhor forma, com um golo. Herrera, ao minuto 52, com um grande remate de fora da área, completou a reviravolta no marcador. Pouco depois, minuto 60, Otávio foi impedido de continuar uma jogada de perigo, grande penalidade assinalada e cartão vermelho para o infrator. André Silva foi chamado a converter o castigo máximo que o guarda-redes  defendeu, mas na recarga o jovem avançado português fez o terceiro golo, ampliando a vantagem portista. Depois foi a vez do FC Porto ficar reduzido a dez devido à expulsão de Alex Telles, que viu o segundo amarelo. Nos minutos finais o FC Porto procurou gerir a vantagem confortável, talvez já a pensar, mesmo que inconscientemente, no próximo jogo.
Findo os jogos de preparação da pré-época, o FC Porto iniciou o campeonato visitando um adversário tradicionalmente difícil. E hoje não foi exceção. Na minha opinião, foi um jogo equilibrado e disputado, sobretudo no primeiro tempo, com ambas as equipas a procurarem impor o seu jogo. Não foi um jogo brilhante, mas foi um jogo bem conseguido por parte da equipa treinada por Nuno Espírito Santo, que demonstrou ter boa capacidade de reação à adversidade. Ainda há muito para evoluir ao longo da competição e a equipa parece capaz de o fazer com confiança e tranquilidade.
Em suma, o FC Porto entrou com o pé direito no campeonato, com uma vitória justa e incontestável.
Segue-se a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões. Vamos Porto!


Sem comentários: