sábado, 20 de agosto de 2016

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Estoril 0



Vitória Arrancada a Ferros

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu o Estoril, em jogo a contar para a 2ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.
Para este encontro Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Layun; Ruben Neves, Herrera e Otávio; Corona, André Silva e Varela.
O primeiro tempo ficou marcado pelo domínio portista, pelas bolas à barra e pelas defesas do guarda-redes do Estoril. Otávio e Marcano deram os primeiros avisos, mas em resposta tiveram as defesas do guardião adversário. Num dos lances de ataque portista um defesa estorilista cabeceou a bola na direção da sua baliza, contudo, a bola foi à barra, Varela tentou a recarga, mas para desespero dos adeptos portistas a redondinha foi ao lado. Pouco depois da meia hora de jogo o Estoril tentou ser feliz por duas vezes, no entanto, os remates foram travados pelas luvas de Casillas. Na resposta, Corona e André Silva voltaram a ficar perto do golo, mas o guarda-redes adversário voltou a negá-los.
No segundo tempo, Nuno trocou Varela por Adrián López, mas a situação pouco se alterou. Ou seja, o FC Porto dominava, controlava e rematava, mas a bola não entrava. E foi mesmo Adrián López a protagonizar a primeira ocasião de perigo do segundo tempo, só que a bola foi por cima. Entre outros remates, Sérgio Oliveira também ficou perto de ser feliz. Quando, certamente, o desespero começava a tomar conta dos adeptos, que viam o final do jogo aproximar, eis que ao minuto 84, André silva, com um fantástico remate, fez o Dragão suspirar de alívio e, finalmente, festejar a vantagem.
Não se esperava um jogo fácil e não foi. O Estoril respondeu ao domínio portista com uma defesa bem montada e com um guarda-redes inspirado. Aliás, se o Estoril não saiu do Dragão com o saco cheio deve-o a Moreira – de quem já nem me lembrava – que salvou muitos golos. E, porque não dizê-lo, à barra da baliza que, pelo menos uma vez, impediu os festejos portistas. Quanto ao FC Porto. Voltei a gostar da exibição dos Dragões, que ainda tanto tem para evoluir. Gostei da garra e do espírito de nunca desistir.
Em suma, o FC Porto venceu o Estoril de forma justa e inequívoca, ficando apenas um travo amargo por ter sido pela margem mínima.
Com esta vitória os Dragões passam a somar seis pontos e fazem parte do grupo da frente.
Agora é hora de pensar no jogo da segunda mão do Play-off frente à Roma.
Vamos Porto!




Sem comentários: