sábado, 30 de novembro de 2013

Crónica e Análise: Académica 1 – FC Porto 0



1 – Crónica

Derrota 53 Jornadas Depois

No início de noite deste Sábado a académica recebeu o FC Porto em jogo a contar para a décima primeira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória da briosa por 1-0.
Para este encontro Paulo Fonseca decidiu fazer alterações no onze, apostou na titularidade de Quintero em detrimento de Defour e em Varela em detrimento de Licá.
É fácil descrever a primeira parte. O FC Porto fez um jogo fraco, muito fraco. Jackson teve oportunidade para marcar, mas o guarda-redes da briosa evitou o golo. À beira do intervalo a Académica activou o marcador.
No início do segundo tempo o FC Porto podia ter empatado num lance em que nem Jackson, Varela e Mangala não foram capazes de concretizar. Entretanto, o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade que Danilo não foi capaz de a converter.
Com este resultado o FC Porto corre o risco de perder a liderança do campeonato.




2 – Análise

Era importante o FC Porto vencer o jogo de hoje, para não perder a liderança do campeonato e para ultrapassar os maus resultados anteriores. No entanto, não foi isso que se verificou, e por isso digo. Chega! Chega de jogos tenebrosos; chega de passes errados; chega de golos falhados; chega de golos sofridos infantilmente. Chega, por amor de Deus, alguém que faça algo que mude este estado de coisas, caso contrário, esta época vai acabar mal, muito mal. Podia dizer mais coisas, mas não o vou fazer. Vou apenas dizer que este foi mais um jogo tenebroso, em que a equipa falhou muito. E o FC Porto corre sérios riscos de perder a liderança do campeonato.


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Paulo Fonseca em Antevisão da 11ª Jornada da Liga e Convocados



1 -  Aqui está a antevisão de Paulo Fonseca do jogo da décima primeira jornada da Liga, frente à Académica.

“"ESPERO UM FC PORTO DETERMINADO, CONCENTRADO E AMBICIOSO"

Paulo Fonseca não antevê facilidades na deslocação a Coimbra, onde o FC Porto defronta a Académica em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga (sábado, 20h15). Destacando a ineficácia ofensiva dos últimos encontros, o treinador portista não tem dúvidas que a equipa regressará às vitórias e, consequentemente, manterá a liderança do campeonato.


“Todos os jogos são difíceis e este não será excepção, mas espero um FC Porto determinado, concentrado e ambicioso. Estamos focados naquilo que temos de melhorar e acredito que a equipa vai dar uma excelente resposta aos últimos resultados menos positivos. Queremos reforçar o primeiro lugar”, declarou o técnico dos Dragões, inconformado com o facto de a equipa não aliar os golos ao caudal ofensivo que tem exibido.

“Não conseguimos vencer os últimos dois jogos, mas deixámos aspectos positivos. Fizemos muitos remates, tivemos muitos cantos e muita posse de bola, mas é imperativo melhorar a finalização. Temos produzido e criamos muitas oportunidades de golo, mas temos sentido dificuldades no capítulo da finalização.
Estou plenamente confiante na equipa e acredito que vamos vencer em Coimbra”, reforçou Paulo Fonseca, que pretende uma equipa “mais concentrada em termos defensivos e mais agressiva em termos ofensivos”.


Sublinhando o facto de o FC Porto se manter na luta em todas as frentes, Paulo Fonseca confessa, ainda assim, que “esperava ter mais pontos na UEFA Champions League”. “Os jogadores estão insatisfeitos mas têm consciência daquilo que precisamos melhorar. É notória a evolução da equipa, mas precisamos de aliar bons resultados a essa evolução”, acrescentou o técnico do tricampeão nacional no auditório do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.”

Em


2 – Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Otamendi e Defour.


3 – O meu palpite para o onze inicial é:

Helton; Danilo, Maicon/Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Quintero/Josué.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Áustria Viena 1



1 – Crónica

Mais uma vez faltou o golo, entre outras coisas

No início de noite desta Terça o FC Porto recebeu o Áustria de Viena em jogo a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos campeões. No final do encontro, verificou-se um empate a 1.
Para esta partida, Paulo Fonseca promoveu algumas alterações no onze inicial, Mangala voltou ao centro da defesa, Defour ao meio campo e Licá ao ataque em detrimento de Otamendi, Herrera e Varela.
Quando o jogo iniciou já era do conhecimento geral que o Zenit não tinha vencido, logo, uma vitória portista colocaria os dragões no segundo lugar do grupo e, por consequência mais próximo da fase seguinte da prova. No entanto o FC Porto não entrou muito bem em jogo, e, para piorar, os austríacos adiantaram-se no marcador ao minuto 11. Os dragões procuraram o golo, mas por vezes de forma atabalhoada, sem ideias e ou imaginação, o que não deu bom resultado. O intervalo chegou, assim, com os austríacos em vantagem no marcador.
No início do segundo tempo Paulo Fonseca decidiu promover uma alteração, entrou Varela para o lugar de Defour. O FC Porto regressou com a ambição de marcar. E Jackson fez o empate ao minuto 48. Contudo, o golo da tão esperada quanto necessária vitória não surgiu, apesar do caudal ofensivo da equipa azul e branca.
Com este resultado o FC Porto fica mais próximo da Liga Europa, no entanto, ainda há a remota possibilidade de passar a próxima fase da Liga dos campeões.



2 – Análise

Este era um jogo onde só a vitória interessava e esperava-se que a equipa fizesse tudo para a conquistar, visto que o que estava em causa era a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. O FC Porto esteve, várias vezes, próximo do golo, contudo, ou porque os lances eram conduzidos de forma atabalhoada, ou porque o guarda-redes adversário estava lá, o golo da vitória não surgiu. É verdade que a equipa não está a jogar grande coisa; que comete erros, diria primários, algo que voltou a acontecer hoje, mas também é verdade que a sorte também anda longe. Em suma, este resultado abre as portas da Liga Europa e fecha, metade da porta da Liga dos Campeões.



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Paulo Fonseca e Jackson em antevisão da 5ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões E Convocados



Aqui está a antevisão de Paulo Fonseca e de Jackson do jogo da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Áustria de Viena.


““É IMPERATIVO VENCER ESTE JOGO”

Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, defendeu, esta segunda-feira, em conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Áustria de Viena, que a sua equipa quer “disputar um lugar na próxima fase” e, para isso, tem de vencer o próximo adversário. A partida conta para a 5.ª jornada do grupo G da UEFA Champions League e disputa-se na terça-feira, no Estádio do Dragão, pelas 19h45.


Segundo o treinador portista, o tricampeão nacional vai encarar este encontro da mesma forma de sempre: “O FC Porto entra sempre para vencer e neste jogo é imperativo fazê-lo. Neste momento, as coisas são bastante claras: se quisermos pensar no apuramento para a fase seguinte, ou pensar em ir a Madrid disputar um lugar na próxima fase, temos de ganhar o jogo com o Áustria Viena. Tivemos dificuldades em vencer este mesmo adversário na Áustria, é uma equipa em crescendo, com três vitórias em três jogos, que defende bem - mas nós temos a obrigação de ter aqui uma postura que nos leve a vencer o jogo e estamos motivados”.

Paulo Fonseca não valorizou, no entanto, a outra partida do grupo, entre Zenit e Atlético de Madrid: “Temos de nos focar para levar de vencida este jogo e só depois ver o que aconteceu com os nossos adversários. Mesmo com todas as ausências, e até pelo valor de todo o plantel do Atlético, acredito que vai deslocar-se à Rússia com o claro intuito de vencer”.

O treinador considerou que não é fácil encontrar “explicações muito plausíveis” para alguns erros defensivos que têm ditado resultados menos positivos dos Dragões: “Só quem está dentro do campo é que entende como é que acontecem as coisas. Temos falado sobre isso e é notória a preocupação em não cometer esse tipo de erros. Acredito que vamos ultrapassar esta fase, visto que não são problemas de organização colectiva e que os jogadores estão cada vez mais cientes de que este tipo de erros não pode acontecer”.

Até porque, segundo Paulo Fonseca, apenas faltou uma coisa no encontro com o Nacional (1-1), do passado sábado: vencer. “Eu faço a minha análise em função do que é trabalhado durante a semana e, obviamente, não ficamos satisfeitos por não termos ganho, mas há indicadores que são bastante positivos. Isso faz-me reflectir e pensar que há coisas que estão a ser bem feitas. Podíamos estar melhor do que estamos, mas continuamos numa posição privilegiada em todas as competições em que estamos inseridos.

Demonstrando-se feliz pela presença de Jorge Nuno Pinto da Costa no treino - “é normal acontecer e congratulamo-nos por ter podido estar presente” -, Paulo Fonseca falou ainda um pouco sobre Quintero: “É um jogador com imenso talento e tem de se inserir na nossa ideia colectiva de jogo, que é algo que está a fazer bem. Entrou bem no jogo passado e, à semelhança de outros atletas, é um elemento que considero importante”.”


“"A RESPONSABILIDADE DE MARCAR GOLOS É DE TODOS"

Na conferência de imprensa antes do jogo com o Áustria Viena, Jackson Martínez não teve dúvidas em afirmar que "marcar é sempre importante, para dar tranquilidade à equipa” e que vai lutar para ajudar a equipa a vencer a partida da 5.ª jornada da UEFA Champions League.


Com dez golos em 16 jogos, Jackson garante estar motivado para o encontro: “Tento sempre marcar. É sempre importante, para dar tranquilidade à equipa, mas a acredito que equipa, colectivamente, é forte ofensivamente. A responsabilidade de marcar golos é de todos. Não fomos eficazes no último jogo, mas a equipa está a jogar bem e, apesar de não estarmos mal, acreditamos que podemos melhorar”.

Ajudar a equipa e pensar no colectivo é algo que está impregnado no discurso do colombiano: “Tenho vontade de marcar e quero ajudar a equipa, marcando ou ajudando a equipa a fazer golos. Muitas vezes posso marcar golos e sentir que não fiz o jogo de equipa como gosto de fazer… É uma preocupação que todos temos, de pensar no que estamos a fazer como um grupo. A equipa está bem, forte, e dá tranquilidade pensar que todos os jogadores estão todos com o mesmo pensamento”.

Em relação aos últimos jogos, Jackson Martínez acredita que a equipa soube manter um ritmo elevado, independentemente dos erros cometidos: “Há alguns erros que não podemos cometer, seja isso no ataque ou na defesa. Os erros atrás notam-se sempre mais, mas não podemos pensar, simplesmente, num erro que se cometeu – os defesas são os mesmos que deram segurança do ano passado e vão continuar a merecer a nossa confiança. Não há que fazer um drama”.

Por fim, Jackson parafraseou o treinador e garantiu que não é por ser um jogo da UEFA Champions League que a atitude da equipa vai mudar: “Vamos jogar sempre da mesma forma. Estamos conscientes que estamos numa situação incómoda nesta competição, mas sabemos que podemos reverter isso e temos uma boa oportunidade nesta terça-feira”.”


Em



Aqui está a lista de convocados do treinador portista

Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Ricardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Otamendi e Defour.



O meu palpite para a equipa titular é:

Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Josué.

sábado, 23 de novembro de 2013

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Nacional 1



1 – Crónica

Empate num jogo onde faltaram, claramente, os golos

No início de noite deste Sábado o FC Porto recebeu o Nacional em jogo a contar para a décima jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este encontro Paulo Fonseca viu-se obrigado a fazer uma alteração no centro da defesa, devido ao castigo de Mangala, apostando na titularidade de Maicon. Herrera também foi titular em detrimento do belga Defour.
A história do primeiro tempo é fácil de contar em poucas palavras. O FC Porto dominou, controlou, teve mais posse de bola precisamente 81%, pressionou e criou perigo junto da área e da baliza do Nacional, beneficiou de muitos cantos, contudo, foi incapaz de marcar. E assim, o intervalo chegou com um empate no marcador.
No segundo tempo, ao minuto 51, Jackson activou o marcador, finalmente uma bola acertava no sítio certo. E, poucos minutos depois Lucho ficou muito perto de fazer o segundo golo, não fosse a bola ter saído ao lado da baliza nacionalista. No entanto, já próximo do final, Otamendi falhou ao não conseguir afastar a bola da área portista e o Nacional acabou por empatar. Os dragões ainda tentaram reagir, mas o golo da vitória não surgiu.
Com este empate o FC Porto permite que o segundo classificado, o Benfica, fique a apenas 1 ponto de distância.



2 – Análise

Depois da pausa no campeonato para, primeiro, os jogos da Taça e depois para os jogos das selecções, o FC Porto regressou ao Dragão e à primeira Liga recebendo o Nacional da Madeira. Se me pareceu um exagero o facto de terem considerado a equipa madeirense como a besta negra, também me pareceu que facilidades não iam existir, visto que no futebol não há jogos fáceis. Assim sendo, esperava-se que os jogadores portistas entrassem em campo à procura da vitória e que fizessem o possível para a alcançar. E no primeiro tempo só faltou mesmo a bola entrar na baliza madeirense. No segundo tempo Jackson activou o marcador, mas já próximo do final o Nacional acabou por empatar, muito por culpa de um erro de Otamendi. Depois, claro, os jogadores portistas foram à procura do golo, até Helton foi à área contrária. No final deste jogo sobraram, para mim, algumas questões: o que raio fazem nos treinos? Será que não treinam os cantos? É que de tantos cantos a favor, precisamente 17, só um deu golo, é pouco, muito pouco. E, a pergunta que já fiz tantas vezes, o que se passa com esta defesa? Onde está a defesa coesa das últimas épocas? Em suma, o FC Porto perdeu um jogo que podia e devia ter vencido, e tudo porque transformou o Nacional numa besta negra ao ser incapaz de ser eficaz.



PS. Os lenços brancos não resolvem nada, mas uma coisa é certa, algo tem de mudar, e rápido.