segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Antevisão da Quarta Jornada da Fase de Grupos

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira e de Fernando ao jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

1 – Vítor Pereira

“VÍTOR PEREIRA: "AGRESSIVOS E CONFIANTES PARA CONSEGUIR A VITÓRIA"

Vítor Pereira reconhece qualidade ao APOEL, que o FC Porto defronta terça-feira para a 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas confia na qualidade da equipa para vencer em Nicósia e dar um passo rumo ao apuramento.

Objectivo é vencer

"O adversário é competente, tem qualidade. Temos consciência que não estivemos ao nosso melhor nível no primeiro jogo e para os vencermos temos de estar ao nosso melhor nível, com um jogo agressivo e confiante, é isso que pretendemos, para levar daqui uma vitória".

Jogo preparado

"Vamos defrontar uma equipa competitiva, competente, preparamos bem o jogo e estamos preparados e viemos com o objectivo claro da vitória".

Equipa confiante depois das últimas vitórias

"O FC Porto vem de duas vitórias com resultados expressivos, as vitórias trazem confiança e penso que estamos preparados para este jogo, para vencer, que é o objectivo principal."

Grupo em aberto para as quatro equipas

"É uma equipa que temos de ter em conta, são quatro equipas, o grupo está equilibrado, tudo está em aberto neste momento e amanhã será novo jogo. Há que contar com o APOEL, tem provado qualidade e competência, cabe-nos a nós mostrar mais qualidade e vencer o jogo".

Apresentar a equipa mais capaz neste momento

"O FC Porto tem um plantel de grande qualidade, a gestão dos momentos de forma e de jogo para jogo cabe a mim fazê-la. Nos últimos jogos tem resultado e vamos apresentar a equipa que achamos que neste momento se encontra mais capaz de dar boa resposta".

Hulk vai dar a resposta

"Eu acho que todos os treinadores do mundo e todas as equipas do mundo queriam ter um episódio como o de Hulk, um jogador que sentiu que não esteve ao seu melhor nível e ficou frustrado, sinal de competência, de humildade. Não houve problema absolutamente nenhum, o Hulk está habituado a um nível muito alto, não foi um dia de inspirtação, mas amanhã vai dar a resposta que todos esperamos".

A pressão é um hábito no FC Porto

"Quem joga e quem defende as cores deste clube está habituado à pressão, temos é que estar satisfeitos por estarmos aqui a jogar a 'Champions', está tudo em aberto e temos de acreditar no nosso grupo e na nossa competência e continuar a lutar pela nossa classificação, que é isso que nos faz lutar e acreditar".”

Em

www.fcporto.pt

2 – Fernando

“FERNANDO QUER TRAZER OS TRÊS PONTOS

Fernando está optimista para o jogo deste terça-feira e apesar de esperar um APOEL forte e destemido, o médio brasileiro acredita numa vitória, ao mesmo tempo que diz estar de "corpo e alma" no FC Porto.

Resultado positivo

"A equipa do APOEL amanhã virá para cima do Porto, mas sabemos a nossa qualidade e vamos entrar para conseguir um resultado positivo, que são os três pontos".

APOEL mais forte do que há dois anos

"Acho que a equipa do APOEL mudou bastante, é bem mais forte, cabe-nos a nós contrariá-los aqui em casa deles e fazer uma grande partida".

Concentrado no jogo e de corpo e alma no FC Porto

"Não conheço o empresário e não estou a pensar em contratos, estou a pensar no jogo, estou de corpo e alma no FC Porto e amanhã espero fazer um grande jogo aqui".

Manter o nível para continuar titular

"Com um plantel desta qualidade nunca podemos acomodar-nos, temos de estar sempre ao nosso melhor nível para conseguir manter a nossa posição dentro da equipa titular".”

Em

www.fcporto.pt

domingo, 30 de outubro de 2011

Convocados Para a Quarta Jornada da Fase de Grupos

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o encontro da quarta jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões.

Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Paços de Ferreira 0

1 – Crónica

Vítor Pereira Levou a Melhor No Confronto de Cunhados

No início de noite desta Sexta o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Paços de Ferreira, em partida a contar para a nona jornada da liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 3-0

Vítor Pereira decidiu apostar no mesmo onze que no passado Domingo venceu o Nacional, ou seja, voltou a deixar no banco João Moutinho, Guarin e James. A primeira parte foi fraca, com muita intranquilidade visível em grande parte dos jogadores portistas, essa intranquilidade resultou em passes errados e alguns deles resultaram em ataques pacenses. Destaco dois lances de perigo protagonizados pelo ataque portista no primeiro tempo: Belluschi, na cobrança de um livre, fez a bola embater na parte de fora da rede, ainda houve quem gritasse golo no Dragão. Varela protagonizou outro lance de perigo por parte do ataque portista, o avançado português rematou, mas o guarda-redes adversário defendeu para a barra. O primeiro golo do jogo surgiu a poucos instantes do intervalo, Álvaro Pereira cruzou, um defesa do Paços desviou a bola contra as pernas de um colega, que, involuntariamente inaugurou o marcador. No início do segundo tempo Vítor Pereira fez entrar João Moutinho e a equipa ganhou outro fulgor. Já depois da troca directa entre Walter e Kleber, o treinador portista fez entrar James para o lugar do pouco inspirado Hulk. A equipa ganhou outra alma. E o segundo golo surgiu, ao minuto 64, depois de James ter rematado ao poste, Kleber colocou a bola na baliza pacense. E o terceiro surgiu ao minuto 84, através de um potente remate de João Moutinho. Este jogo tinha um confronto dentro de outro confronto, além do FC Porto defrontar o Paços de Ferreira, houve o confronto de cunhados, Vítor Pereira e Luís Miguel, levou a melhor o treinador portista.

Com esta vitória o FC Porto está provisoriamente isolado no topo da classificação. Desde 28 de Fevereiro de 2010, os dragões contabilizam 48 jogos sem derrotas para o campeonato, dos quais, 42 são vitórias e seis empates.

2 – Análise

Gostei do resultado, gostei do jogo, mas muito mais da segunda parte do que da primeira. Volto a dizer, nesta fase o mais importante são sem dúvida as vitórias, a exibição do segundo tempo de hoje já foi melhor e mais jogo menos jogo será uma boa exibição o jogo todo, eu acredito. Na minha opinião Vítor Pereira esteve bem nas substituições, Hulk não estava realmente bem e quando assim é, o melhor é dar o lugar a outro. Quanto à atitude do brasileiro, não vou tecer qualquer comentário, até porque o próprio já pediu desculpas, mas tenho a certeza que vai ser mais um caso para fazer correr muita tinta durante a semana, e mais um caso em que o culpado vai ser o treinador. Em sentido inverso, gostei da forma que João Moutinho entrou, parece que o banco fez-lhe bem. Agora é carregar baterias para o jogo de Terça.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Convocados para a Nona Jornada da Liga

Aqui estão os convocados de Vítor Pereira para a nona jornada da Liga, recepção ao Paços de Ferreira.

Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Fernando, Bracali e Defour.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão da Nona Jornada da Liga

Aqui está a antevisão de Vítor Pereira do jogo da nona jornada da Liga.

“VÍTOR PEREIRA: "ATENÇÃO MÁXIMA NO PRÓXIMO JOGO"

Vítor Pereira quer a equipa concentrada para o jogo desta sexta-feira, frente ao Paços de Ferreira, uma equipa "a crescer", mas que o técnico do FC Porto espera vencer, consequência do trabalho e da qualidade da equipa que dirige.

Paços de Ferreira, um adversário organizado e a ganhar espírito de equipa

"Um adversário que já tive o cuidado de observar mais do que uma vez. Um adversário organizado e que com os últimos resultados ganhou espírito de equipa, vem a crescer, mas estamos preparados para ultrapassar as dificuldades".

Um plantel de grande qualidade

"Fiquei com mais certezas do que dúvidas, o que a equipa deu foi uma resposta à altura do jogo e fiquei com a certeza que tenho um plantel com grande qualidade e com a certeza que tenho um grande plantel e só tenho que gerir em função do momento de cada um".

Rotatividade na equipa irá manter-se?

"Temos de esperar para ver, mas estou satisfeito com o trabalho, ainda hoje fizemos grande trabalho, mesmo debaixo desta intempérie".

Focados no Paços de Ferreira

"O FC Porto está totalmente focado no jogo com o Paços de Ferreira, queremos vencer. Não estamos a pensar no APOEL, não estamos a pensar nos jogos que vêm a seguir, nem em qualquer outra competição. Temos de estar preparados para as dificuldades para o Paços de Ferreira. Atenção máxima para este próximo jogo".

Os laços familiares com Luís Miguel, treinador adversário

"Uma amizade muito grande que nos une, é meu cunhado. Um que defende o FC Porto com o máximo de profissionalismo, outro que defende o Paços de Ferreira com o máximo profissionalismo, eu vou querer ganhar, ele vai querer ganhar. No final do jogo virá ao de cima a relação de amizade, entre dois cunhados".

Dragão de ouro para André Villas-Boas

"Revi um amigo, revi um profissional muito competente, que nos liderou no ano passado para muitos sucessos. Fique orgulhoso pela atribuição do Dragão de Ouro ao André, porque é também o reconhecimento individual de um trabalho colectivo que se fez e resultou num grande sucesso. Foi um ano de facto histórico. Eu e os jogadores ficamos orgulhosos pelo reconhecimento ao nosso líder".

Regularidade vai ditar o campeão

"O que este campeonato tem evidenciado é que ao contrário do campeonato passado em que rapidamente, no primeiro terço, houve equipas que se deixaram atrasar, este campeonato vai ser um campeonato competitivo, difícil, em que a regularidade e a consistência vão ditar o vencedor, de certeza absoluta".”

Em

www.fcporto.pt

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Reportagens Sobre a Gala dos Dragões de Ouro

“Dragões de Ouro encheram Coliseu de "portismo"

http://www.fcporto.pt/Imagens/49593.jpg

http://www.fcporto.pt/Imagens/36558.jpg

http://www.fcporto.pt/Imagens/36554.jpg

A gala dos Dragões de Ouro realizou-se na noite desta segunda-feira, no Coliseu do Porto, com os 16 troféus a serem entregues entre manifestações de grande portismo.

A cerimónia terminou com a interpretação do hino do FC Porto por todos os artistas convidados para a gala, depois do discurso do presidente Pinto da Costa.

"Esta festa só foi possível pelo excelente naipe de Dragões de Ouro que tivemos este ano. Fiquei muito feliz por termos tido aqui

http://www.fcporto.pt/Imagens/49594.jpg

connosco o Pôncio Monteiro, ele esteve aqui connosco". O presidente do FC Porto dirigiu-se a André Villas-Boas, afirmando que o "prémio vai para quem o merece", para depois lhe lançar o desafio de escrever uma biografia chamada "A cadeira de sonho", disponibilizando-se para escrever o prefácio, se o livro sair "nos próximos 30 anos".

Antes, procedeu-se à entrega dos prémios, com o Dragão de Honra Manuel Salgado a receber o troféu das mãos do presidente.

Pinto da Costa entregou também os prémios a André Villas-Boas, à viúva de Pôncio Monteiro, num dos momentos mais emotivos, com toda a plateia a apludir de pé, e à Unicer/Pires de Lima.

André Villas-Boas, que recebeu uma monumental ovação, assumiu que foi a primeira vez que se sentiu nervoso em público, e entregou uma lembrança ao presidente do FC Porto. "Se há alguma coisa que nos distingue é queremos sempre mais", disse o ex-técnico do FC Porto, que leu um emocionado discurso

http://www.fcporto.pt/Imagens/49595.jpg

de fé portista e se despediu com um abraço ao presidente Pinto da Costa.

Os ministros Miguel Relvas e Aguiar Branco entregaram os prémios a Hulk e a João Moutinho.

Imediatamente antes, realizou-se a Festa dos Campeões, momento em que as 11 equipas que se sagraram campeãs na última temporada foram homenageadas, com destaque para a equipa de desporto adaptado, aplaudida de pé.

Lista dos Dragões de Ouro 2010/2011:

Filiais e Delegações: Alfândega da Fé (nacional) e Venezuela (internacional)

Dirigente: Ilídio Pinto

Carreira: Celestino Oliveira

Funcionário: Rui Carvalho

Treinador: André Villas-Boas (futebol)

Atleta: João Moutinho (futebol)

Futebolista: Hulk (futebol)

Atleta de alta competição: Reinaldo Ventura (hóquei em patins)

Atleta amador: Manuel Santos Oliveira (bilhar)

Revelação: James Rodríguez (futebol)

Atleta jovem: Christian Atsu (futebol)

Sócio/adepto: Paulo Teixeira Pinto

Parceiro: Unicer

Projecto: Dragon Force”

Em

www.fcporto.pt

“Villas-Boas no palco de sonho

ANDRÉ MORAIS

ANTÓNIO M. SOARES

André Villas-Boas ouviu a ovação da noite, mal pisou o palco do Coliseu para receber o Dragão de Ouro que o distinguiu como Treinador do Ano. Vítor Pereira foi dos primeiros a levantar-se para aplaudir o seu antecessor, depois de ambos terem trocado algumas palavras no decorrer da cerimónia. Mas, ainda antes de puxar pela cábula onde trazia um discurso para a ocasião, Villas-Boas confessou-se nervoso. "É um regresso a casa, um sentimento especial e uma honra receber um prémio no meio de tantas pessoas que conheço da minha juventude". Apesar de ter sido o último a chegar ao Coliseu, já a cerimónia tinha começado, o agora técnico do Chelsea prendeu toda a plateia, depois de entregar um relógio com dedicatória a Pinto da Costa, que lhe entregou o Dragão de Ouro, num reencontro selado com um abraço. "Quando me permiti reflectir sobre o que nos tinha levado ao sucesso na época passada", declarou André Villas-Boas no discurso que fez logo de seguida, "cheguei à conclusão de que o portismo esteve sempre presente desde o primeiro dia", sublinhou, tocando em todos os aspectos decisivos para que a campanha vitoriosa fosse alcançada, mas sobretudo destacando os seus jogadores, que aplaudiu de pé, quando foram chamados ao palco para receber a taça de campeões nacionais: " Ninguém recuava, sonhávamos, acreditávamos sempre mais e depois seguíamos convictos. Dúvida não, mas luz, realidade e sonho que na luta amadurece. Apoiados no talento e sabedoria de cada um, avançámos no dilúvio, na neve, no inferno e na catedral triunfámos, deram tudo por nós esses atletas, transpirados, mas sempre inspirados, criativos e livres, encontraram sempre o caminho certo. E ganhámos muito, dirão alguns; pouco, dirão outros; o suficiente e o esperado, dizemos todos nós, porque, se há algo que nos distingue como portistas, é querermos sempre mais e, por isso, ganhamos mais vezes e somos recordistas".

A estrutura do FC Porto não foi esquecida: "Fora do olhar comum, a estrutura Porto, qual baluarte unido, formado para a vitória, liderado exemplarmente, só tem um objectivo, garantir as máximas condições de sucesso para quem no clube trabalha, sem ela nada funciona, com ela tudo se mescla, todos se interrelacionam, porque sabem que todos dependem de todos, o esforço de um contagia os outros". Pelo meio, num momento em que a plateia completa estava mergulhada no silêncio, André Villas-Boas enalteceu o papel de Pinto da Costa: "Na perseverança de um presidente, temos um exemplo de vida, a nossa relação não foi enciclopédica, foi muito mais do que isso, foi emoção transmitida pelo gesto e pelo olhar, pela confiança e pela gratidão".

A terminar, o treinador que conduziu o FC Porto a quatro títulos não conteve o orgulho pelo momento, ele que tantas vezes tinha dito estar sentado na sua cadeira de sonho quando conduziu a equipa. "É uma honra e um orgulho estar entre vocês e receber um prémio desta envergadura. Qualquer prémio atribuído a um indivíduo num desporto colectivo é, e sempre será, algo ingrato e injusto. Por isso, partilho-o convosco. Assim fomos educados, todos decisivos na obtenção do nosso sucesso, todos decisivos no nosso compromisso com a vitória. De azul e branco essa bandeira avança, de azul branco indomável e imortal, como não pôr no Porto uma esperança se daqui se fez o nome de Portugal", terminou, citando o poeta Eugénio de Andrade e arrancando mais uma ovação da plateia do Coliseu, antes de sair da sala para ser fotografado na zona mista.

João Moutinho

"Espero continuar a dar alegrias"

Logo na primeira temporada de azul e branco, João Moutinho recebeu o Dragão de Ouro que distinguiu o Atleta do Ano. O internacional português não escondeu o "orgulho enorme", pelo galardão, interpretando-o como uma "retribuição pelo trabalho desenvolvido ao longa da época passada". Mas o médio não se sente satisfeito e depois de somar quatro troféus em 2010/11, deixou um desejo para a temporada em curso: "Espero continuar a dar alegrias ao FC Porto, depois de termos tido um ano extraordinário em que ganhámos quase tudo. É uma enorme felicidade, tenho de agradecer a quem me nomeou e trabalhar para merecer mais distinções", referiu. João Moutinho sublinhou que a equipa não está cansada de ganhar, sublinhando a vontade de manter o sucesso. "Temos de continuar a querer ainda mais. Há muita coisa em disputa este ano e temos de continuar a lutar porque este clube só sabe lutar para conquistar e é isso que vai continuar a fazer", assegurou.

A par de João Moutinho, Hulk foi uma das grandes figuras da noite. Agora com o "look" novo, o brasileiro já tinha o seu lugar na história do clube garantido, por ser o primeiro a receber um Dragão de Ouro pela segunda vez na mesma categoria. Moutinho aplaudiu a decisão. "É merecido pelo que fez no ano passado, pelo que conseguimos no ano passado, acho inteiramente justo e tenho de lhe dar os parabéns", sustentou.

Facto marcante do último jogo do campeonato com o Nacional foi a condição de suplente de João Moutinho, depois de ter confessado não se sentir ao seu melhor nível após o empate caseiro com o APOEL (1-1). O médio acabaria por entrar na recta final do encontro com os madeirenses e ainda foi a tempo de assistir, primeiro Kléber e, depois, Hulk para um golo de classe do brasileiro, que estabeleceu o resultado final (5-0). Claramente tranquilo para o que aí vem, João Moutinho remeteu todas as explicações quanto à sua condição na equipa para Vítor Pereira, não deixando transparecer qualquer tipo de constrangimento por se ter sentado no banco. "Fui suplente, mas o mister é que sabe, ele é que tem justificar se quiser, ele é que toma as decisões", insistiu, antes de virar agulhas de novo para a gala dos campeões nacionais: "Mas hoje [ontem] estamos aqui para falar dos Dragões de Ouro, espero que a festa corra bem para começarmos já amanhã [hoje] a pensar no Paços de Ferreira".

Hulk

"Já tinha dito que não há crise"

ANDRÉ MORAIS

A goleada ao Nacional mantém-se na ordem do dia e serviu para Hulk desmentir aqueles que dizem que o FC Porto vive um momento complicado. Crise? "Já tinha dito que não havia crise no FC Porto. É verdade que não esperávamos o mau resultado da Liga dos Campeões, mas ontem [domingo] já conseguimos apagar com uma boa resposta", disse à chegada ao Coliseu do Porto, onde recebeu pelo segundo ano consecutivo o prémio de futebolista do ano, feito inédito num clube em que habitualmente o Conselho Cultural varia as distinções.

Pelo momento que o Incrível atravessa, o tri não será impossível. É esse o objectivo? "Não", riu. "O que interessa é ser campeão nacional. Vamos continuar a trabalhar com toda a humildade, como fizemos ontem [domingo]. Com o Nacional trabalhámos todos bem e é o que pretendemos para o resto dos jogos, para chegar ao fim e sermos campeões", explicou. "Agora vamos já pensar no jogo de sexta-feira, contra o Paços de Ferreira", prosseguiu, para concluir o assunto.

Especial foi o reencontro com André Villas-Boas, não só aproveitado para matar saudades, como para trocar alguns dedos de conversa. Mas não se pense que a conversa teve como tema uma eventual mudança para Londres, até porque o Incrível já muitas vezes disse estar bem no FC Porto. "Foi bom para matar um pouco de saudades", concordou. "Desejo-lhe tudo de bom. Que tenha muita sorte no Chelsea", vinca. E, tal como o seu, o prémio de treinador do ano para o ex-treinador do FC Porto não merece contestação. "É justíssimo. Pelo que fez o ano passado, sem dúvida que é merecido", concordou.

E por falar em prémios, o jogador fez questão de distribuir o que ontem levantou pelos colegas de equipa. "Divido-o com os meus companheiros. Sem eles não teria conseguido", referiu, já depois de sorrir e confessar o "orgulho" por ter sido "o primeiro a receber dois dragões de ouro consecutivos."

Dupla do ataque inseparável na plateia do Coliseu do Porto

Hulk foi dos mais requisitados à chegada, já mais tarde do que as 20h30 previstas e na companhia de alguém muito especial. Não que a sua mulher não o seja, mas falamos de Walter, o novo companheiro de ataque, com quem se entende na perfeição, pelo menos fora do campo. No plantel, os laços entre os dois brasileiros são dos mais fortes que se estabeleceram e por isso também aos dragões de ouro a dupla chegou lado a lado. Uma relação para aperfeiçoar no relvado, agora que jogam juntos. Em Coimbra, já foi de Hulk o passe para o golo de Walter. Contra o Nacional não se viu semelhante entendimento, mas contra o Paços de Ferreira poderá haver nova oportunidade.

"Faço o prefácio se for nos próximos 30 anos"

A cerimónia encerrou com um curto discurso de Pinto da Costa que começou por agradecer a presença dos convidados, da política ao futebol e passou em revista, um a um, os premiados da noite. O momento alto foram as palavras dirigidas a Villas-Boas. "Fico muito feliz por o Dragão de Ouro de treinador ter sido atribuído por unanimidade a quem não podia deixar de ser. A ti, André, quando um dia escreveres as tuas memórias, dá-lhe o título "A minha cadeira de sonho" porque sei que essa foi a tua cadeira de sonho e que o disseste com o amor que tens ao FC Porto. Será sempre a tua cadeira de sonho que te fará sentar em muitas outras cadeiras. E se as escreveres nos próximos 30 anos, se quiseres, faço o prefácio", brincou.

Pinto da Costa dirigiu-se ainda a Atsu, atleta jovem do ano, de quem disse "muito esperar" no futuro, acrescentando o mesmo a James, a revelação do ano. Seguiu-se Hulk: "O Incrível que admiramos e que por tanto valor que tem é constantemente perseguido", atirou, virando-se para João Moutinho. "Um atleta à Porto, mesmo antes de o ser. Será um Dragão de Ouro à Porto e cada vez mais um símbolo do clube", frisou, reservando ainda palavras em memória de Pôncio Monteiro, a recordação do ano. "Ele esteve aqui connosco".

Dragões de ouro estrearam-se num coliseu cheio de campeões

A gala mudou de palco para a sala mais nobre da Cidade Invicta e nem a chuva arrefeceu o entusiasmo dos portistas, sobretudo os galardoados da noite. Antes da entrega dos Dragões de Ouro, os campeões nacionais nas várias modalidades foram homenageados, altura em que Gilberto Madail ofereceu ao plantel principal o troféu da FPF. Pinto da Costa entregou quatro prémios e emocionou-se com a subida ao palco da viúva de Pôncio Monteiro. Mas o momento alto foi o abraço a Villas-Boas.

Campeões homenageados

A gala começou com uma homenagem aos portistas que venceram títulos nacionais, nas várias modalidades, na época passada. Foram mais de 200 campeões a desfilar, com três momentos altos: a recepção aos atletas do desporto adaptado; o enorme aplauso aos decacampeões de hóquei em patins; e, finalmente, a homenagem aos campeões nacionais de futebol. Quando estes subiram ao palco, Villas-Boas foi o primeiro a levantar-se da cadeira para bater palmas aos seus antigos jogadores. De seguida, Gilberto Madaíl, presidente da FPF, a Helton a taça de campeão da época passada. O brasileiro agradeceu e falou em nome de todas as modalidades. "Esta homenagem é um orgulho para todos os que chegaram ao fim de uma época em que trabalharam para atingir os objectivos", referiu, deixando, também, uma mensagem aos adeptos. "Que continuem a ser Porto. Torcer pelo clube é fácil, mas ser Porto é mais complicado, é preciso ter disposição para isso", atirou.

Pinto da Costa estreou passadeira e foi aplaudido

Pinto da Costa foi o primeiro a pisar a passadeira azul. Acompanhado por Fernanda Miranda nunca escondeu um largo sorriso. Antes, e ainda na rua, o presidente já havia sido muito aplaudido pelos populares à porta do Coliseu.

Dois ministros e alguns políticos entre muitos VIP

Miguel Relvas, ministro adjunto e dos assuntos parlamentares, o portista José Luís Aguiar Branco, ministro da Defesa, os deputados Alexandre Mestre e Marco António Costa representaram o Governo. Presentes ainda os ex-presidentes da Câmara do Porto, Fernando Gomes e Nuno Cardoso; Gilberto Madail, Valentim Loureiro, Joaquim Oliveira.

Prémio a Atsu na mão de Rolando

Atsu, atleta jovem do ano, recebeu o prémio pelas mãos de Rolando, um dos capitães da equipa onde o ganês esteve na pré-época antes de ser cedido ao Rio Ave.

Troika fechou a gala

Pinto da Costa, Antero Henrique e Villas-Boas foram os últimos a abandonar a sala, depois de alguns minutos de confraternização, sinal de que a saída do treinador não deixou marcas.

Reinaldo Ventura [Atleta de alta competição do Ano]

"É um orgulho enorme"

"Este Dragão é muito importante, já tinha recebido um há 14 anos, mas é um orgulho enorme receber um prémio dado pelo meu clube de sempre. São já 21 anos a dedicar-me com orgulho ao FC Porto e só foi pena não termos ganho a Liga dos Campeões na época passada, teria sido a cereja no topo do bolo".

James rodríguez [Atleta revelação do ano]

"Espero manter o nível"

"Acho que não foi rápido, mas quando trabalhamos bem e treinamos bem, colhem-se os frutos. É muito importante para mim e só espero manter o nível esta época. Sou jovem, ainda tenho muito que aprender para um dia poder jogar noutros campeonatos. Mas quero estar bem, não me lesionar e poder seguir em frente".”

Em

www.ojogo.pt

Vídeos da Gala

http://www.fcporto.pt/Videos/noticiavideo_vd_dragoesouro_251011_64732.asp

http://www.fcporto.pt/Videos/noticiavideo_vd_dragoesouro_251011_64732.asp

http://www.fcporto.pt/Videos/noticiavideo_vd_dragoesouro_251011_64732.asp

http://www.fcporto.pt/Videos/noticiavideo_vd_dragoesouro_251011_64732.asp

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sobre A Gala Dos Dragões de Ouro

Foi sem dúvida uma bonita festa, a começar pela justa homenagem a todos os campeões de todas as modalidades na época passada. Grandes campeões!

Seguiram-se a entrega dos dragões de ouro. Atletas; sócio; dirigente; funcionários; recordação; parceiros; delegações; projecto e arquitecto, todos tiveram lugar na galeria de premiados. Destaque para a presença de Villas-Boas, recebeu o dragão de ouro para treinador do ano, que fez um discurso marcante, talvez numa tentativa de mostrar a todos os portistas que é um dos nossos, mesmo que nós nunca sejamos capazes de esquecer a sua saída do clube.

E para fechar, as palavras do presidente que são sempre marcantes, nem que sejam simples agradecimentos aos premiados.

Por puro esquecimento não gravei o programa, mas como acredito que o Porto Canal vai repetir ainda vou a tempo de o guardar, só espero saber antecipadamente. Confesso que senti-me uma portista tremendamente orgulhosa e emocionada por perceber, mais uma vez, o tão grande que é o FC Porto.

PS. Este é o post 300 deste blog, obrigada FC Porto por me dares motivação e motivos para escrever sobre ti, tanto nos momentos bons como nos menos bons, seja para vangloriar vitórias ou para te defender. Continuarei sempre esta minha pequena manifestação de amor ao clube. Agradeço aos que vêm aqui ler os meus posts e aos que aqui comentam, porque também ajudam-me a desempenhar esta função.

Quarta Eliminatória da Taça de Portugal

Realizou-se esta Segunda-feira o sorteio da quarta eliminatória da taça de Portugal, o adversário que o FC Porto vai defrontar é a Académica, jogo que irá realizar-se em Coimbra, no fim-de-semana de dezanove e vinte de Novembro.

domingo, 23 de outubro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 5 – Nacional 0

1 – Crónica

Resultado Melhor que a Exibição

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Nacional, em partida a contar para a oitava jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 5-0.

A chuva marcou presença no jogo em que o FC Porto apresentou-se em campo com um onze remodelado, cinco alterações em comparação com o jogo da passada Quarta. Os dragões já sabiam que para não deixar fugir o primeiro lugar teriam de vencer o Nacional. E entraram determinados, depois de alguns sinais de perigo, o primeiro golo surgiu ao minuto 24, o belga Defour rematou forte, a bola esbarra num defesa nacionalista e entra. Estava assim aberto o marcador. Walter ampliou a conta, ao minuto 40, na sequência de um canto. No segundo tempo o ritmo de jogo baixou e a qualidade caiu. Pertenceu ao nacional o primeiro lance de perigo do segundo tempo, mas foram os dragões que voltaram a marcar, ao minuto 67, Sapunaru foi o autor do terceiro golo. E perto do final do encontro surgiram o quarto e quinto golos. Kleber foi o autor do quarto golo, minuto 90, a concluir uma jogada desenhada por Guarin e Moutinho – golo fabricado pelos três jogadores que estiveram no banco e que entraram no segundo tempo. E finalmente, ao minuto 92, Hulk fechou as contas do jogo com um remate potente que só parou nas redes nacionalistas. O resultado não espelha de todo o que se passou em campo, já que o jogo foi fraquinho.

Com esta vitória o FC Porto cola-se ao Benfica na liderança do campeonato, sendo que os dragões são os líderes, já que tem mais golos marcados.

2 – Análise

Sem dúvida que gostei muito mais do resultado que do jogo, o FC Porto ganhou o que agora é o mais importante para moralizar a equipa, as boas exibições virão com o tempo. A verdade é que os dragões precisam de golos e de vitórias como de pão para a boca. Mas os números não espelham de forma nenhuma o que se passou em campo, diria que alguém tinha de pagar a factura e a vítima foi o Nacional. Penso que Vítor Pereira fez bem em alterar o onze, é preciso mostrar que não há lugares cativos, esperemos que a mensagem tenha chegado. Ao contrário de Quarta, hoje gostei do ambiente nas bancadas, a equipa precisa dele.

sábado, 22 de outubro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão da Oitava Jornada da Liga e Convocados

1 – Aqui esta a antevisão de Vítor Pereira do jogo da oitava jornada da liga, frente ao Nacional

“VÍTOR PEREIRA: “JOGO COM NACIONAL É PARA GANHAR”

Vítor Pereira quer um FC Porto forte para bater o Nacional este domingo, no regresso da Liga. Reconhecendo que a equipa fez um mau jogo, o técnico aceita as crítias dos adeptos, mas alerta para as “críticas ilegítimas”, que pretendem atingir o clube.

Vencer o Nacional

“O jogo com o Nacional é um jogo para ganhar, sabemos o que queremos e temos de demonstrar isso frente ao Nacional”.

Críticas legítimas e ilegítimas

“O treinador do FC Porto é exactamente o mesmo que começou a época, com confiança na qualidade dos jogadores e a trabalhar com uma grande estrutura. Quando acontece um jogo como o último, em que não estivemos ao nosso melhor nível, isso é natural. Há críticas dos nossos adeptos, que são de quem gosta de nós, que temos de valorizar. Agora, há críticas que têm segundas intenções, para atingirem o clube. Entender os adeptos, porque estão habituados a bons resultados e temos de as entender e proporcionar-lhes bons resultados e temos de saber filtrar as outras, que não têm o mesmo tipo de intenção e não são legítimas”.

Adeptos a apoiar a equipa

“Perfeitamente natural, porque os adeptos no Porto são exigente, estão habituados a que o clube ganhe e conquiste títulos e é natural que queiram ver resultados e bons jogos. Quando isso não acontece é natural que se manifestem. Temos de trabalhar para lhes proporcionar bons joos. Não há nada mais genuíno do que a manifestação dos adeptos. Os nossos são exigentes, mas queria alertá-los que para os jogadores readquirem a confiança e proporcionarem bons jogos tenham o carinho, a compreensão e a força da massa associativa, porque é este o momento em que isso é necessário”.

Os melhores neste momento frente ao Nacional

“Treinar é gerir sistematicamente os momentos de forma de cada um. Os momentos às vezes são alterados por sequência de jogos que fazem, pelas idas às selecções, temos de fazer uma gestão bem feita. No domingo, vão entrar em campo aqueles que do nosso ponto de vista estarão em melhores condições de proporcionarem e terem os comportamentos que nos interessa ter frente ao Nacional”.

Concentrados em vencer

“A equipa não esteve ao seu melhor nível com o APOEL, ponto final. Sabemos que temos de ganhar o nosso jogo e é nisso que estamos concentrados. Vamos defrontar uma equipa que vem de três resultados positivos e sabemos que resposta temos de dar para garantir os três pontos”.

O carácter de João Moutinho

“O João manifestou aquilo que sente, se o que sente é genuíno tenho de respeitar. Exige muito de si próprio e tem capacidade para fazer essa auto-análise e só vem atestar o grande carácter que tem. Só atesta a qualidade humana do João Moutinho”.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Aqui esta a lista de convocados.

Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Momento No Reino do Dragão

As coisas não estão fáceis no reino do dragão, o FC Porto soma jogos bons com menos bons e com péssimos. A contestação em torno do treinador aumenta, nos momentos menos bons multiplicam-se as vozes contra Vítor Pereira. Mas será que Vítor Pereira tem a culpa toda das coisas não estarem a correr tão bem? Afinal de contas ele é o treinador, mas quem joga são os jogadores. Em comparação com a época passada a equipa não se alterou assim tanto, o que mudou foi o treinador que nem era desconhecido. O que fazer agora? Despedi-lo? Não me parece boa solução, nunca fui apologista das chicotadas psicológicas, acredito que as pessoas tem de ter o benefício da dúvida e provarem que se estão no lugar onde estão é porque são boas no que fazem. Vítor Pereira tem contra si o tempo, o FC Porto não tem tempo para que as coisas se organizem, o tempo continua a correr e as provas avançam com ele. Eu continuo a apoiar Vítor Pereira.

Na análise do jogo da passada quarta falei que creio que a menos boa forma física de alguns atletas está a ser demasiado pesada para a equipa, que não encontrando nesses elementos um motor, não consegue dar a volta a situação. Como fazer então? Pois bem, há que procurar forma de fazê-los voltar aos índices habituais, para isso alguns deles precisam continuar a jogar regularmente. Mas há outra coisa muito importante, o psicológico. Se um atleta não está bem psicologicamente dificilmente está bem fisicamente. Há que arranjar forma de motivar esta equipa, que já provou ser capaz de fazer bons jogos. Cabe então à equipa técnica e a nós adeptos ajudar a pôr esta equipa com moral, outra vez.

Mas o que mais me choca é a comunicação social tão mesquinha, porque raio vem falar de clubes interessados em jogadores portistas? Chega, o mercado está fechado, deixem essa ladainha para depois. Ah, e já agora, deixem de falar que o Walter não está inscrito na Liga dos Campeões, agora não há nada a fazer, não sei para quê continuar a bater nessa tecla. E mais uma coisa, a história do FC Porto dever dinheiro ao clube belga já irrita, porque as tantas outro clube deve ao FC Porto e que eu saiba no Dragão não há petróleo. É isso e a história do Hulk ser preso … Eu sei que a comunicação adora deitar o FC Porto a baixo para outros ficarem satisfeitos, mas há limites.

E termino este meu texto com um apelo aos adeptos portistas, principalmente às claques, por favor, não deixem que o Dragão fique em silêncio, apoiem esta equipa, porque eles precisam desse apoio, puxem por eles para que eles percebam que não estão sozinhos.

Força FC Porto!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Apoel 1

1 – Crónica

Ficou Tudo Exactamente Igual

No início desta noite o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Apoel, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de Grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 1.

O FC Porto entrou em campo sabendo que se ganhasse aos cipriotas passaria para a frente do grupo. Por outro lado, o Apoel entrou em campo sabendo que não tem nada a perder nem a provar a ninguém. Os dragões activaram o marcador ao minuto treze, através de um livre directo cobrado por Hulk. Antes Kleber esteve perto de festejar por duas vezes. No entanto a vantagem portista só durou seis minutos, ao minuto dezanove o Apoel empatou a partida. Até ao intervalo o jogo apresentou-se dividido, com um FC Porto demasiado intranquilo perante um Apoel bem organizado defensivamente. O segundo tempo mostrou mais do mesmo. Vítor Pereira promoveu alterações na tentativa de alterar o rumo dos acontecimentos, mas o marcador não voltou a sofrer alterações.

Com este resultado ficou tudo exactamente igual na classificação do grupo. Agora há nove pontos em disputa, e convém o FC Porto agarrá-los.

2 – Análise

Não foi um jogo fácil, a equipa cipriota jogou à defesa, porque depois de ter sido dada como a equipa mais fraca do grupo não tem nada a perder. Cabia então ao FC Porto desmontar a teia defensiva e procurar a vitória. Mas os dragões mostraram-se intranquilos - porquê? – e não foram capazes de agarrar os três pontos. Creio que a menos boa forma física de alguns atletas está a ser demasiado pesada para a equipa, que não encontrando nesses elementos um motor, não consegue dar a volta a situação. Creio também que falar agora da não inscrição de Walter é chover no molhado, a situação é bem simples de se perceber: na altura das inscrições na UEFA, Walter estava com um grave problema pessoal, logo, o FC Porto não sabia quanto tempo ia durar esse problema, tão pouco sabia como ia estar Walter nesta fase. Não me parece certo fazer disto um filme. Os próximos três jogos não se adivinham nada fáceis, tendo em conta que dois deles são fora de casa. Para terminar, tantas vezes elogio o apoio dos adeptos portistas, mas hoje ouvi demasiados assobios. Eu sei que a equipa não jogou como se esperava, sei também que todos nós adeptos queremos sempre o melhor, mas assobiar não me parece ser de todo a solução.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Antevisão da Terceira Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e Convocados

1 – Aqui está a antevisão de Vítor Pereira e de Guarin do jogo da terceira jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões.

1.1 – Antevisão de Vítor Pereira

“"A NORMALIDADE NESTE CLUBE É GANHAR"

Vítor Pereira não faz contas aos pontos que serão necessários para o FC Porto ultrapassar a fase de grupos da Champions League, pensando apenas em vencer o próximo jogo. Na conferência de imprensa de antevisão do desafio com os cipriotas do APOEL, o técnico confirmou que os azuis e brancos vão assumir as rédeas do encontro.

A equipa percebe a importância deste jogo?

Claro que sim. Sabemos que é um jogo importante, mas aqui todos os jogos são importantes. A nossa focalização está na vitória e este é mais um encontro em que queremos triunfar.

Os três pontos são fundamentais para o FC Porto não perder o comboio do apuramento? Julgo que é um encontro importante, mas não decisivo. Vamos entrar em campo com o objectivo de vencer, assumindo a responsabilidade do jogo e de sermos iguais a nós próprios.

Que dificuldades pode apresentar o APOEL?

O APOEL surpreendeu o Zenit em casa e o Shakhtar em Donetsk. É uma equipa organizada, que mantém o treinador há cinco anos e tem alguma experiência de Champions. Já nos colocaram problemas no passado. São uma equipa muito compacta, solidária, que sai bem em transições ofensivas e joga com a intranquilidade e desespero do adversário. Em Donetsk, o Shakhtar perdeu a paciência e quis chegar muito depressa à frente, perdendo clarividência. Temos de ser pacientes, imprimir uma circulação rápida e um jogo de posse e pressão alta, em que possamos perceber o momento certo para surpreender este APOEL.

O FC Porto está obrigado a vencer?

Está obrigado pela sua natureza ganhadora a vencer todos os jogos. A normalidade neste clube é ganhar e este é mais um jogo que queremos vencer.

O Klebér vai estar a 100 por cento?

O Kléber vai estar preparado para dar uma boa resposta e é isso que espero amanhã.

Duas vitórias frente ao APOEL podem garantir nove pontos e o apuramento?

Eu acredito que as vitórias sejam o garante de estarmos na próxima fase. Contra Zenit, Shakhtar ou APOEL, todas são importantes. A garantia dos três pontos é que é importante. Se nove chegarão… não faço essas contas. Faço contas à minha equipa ganhar o próximo jogo e o outro a seguir.

Está arrependido de não ter inscrito Walter na Champions League?

A decisão que tomamos teve a ver com o Walter da altura. Garanto que o Walter de agora é diferente, mais confiante. Está a trabalhar muito bem e transmite-nos confiança e qualidade.”

Em

www.fcporto.pt

1.2 – Antevisão de Guarin

“"TIVE MUITAS SAUDADES DA CHAMPIONS"

Após cumprir dois jogos de castigo, devido à expulsão frente ao FC Barcelona, na Supertaça Europeia, Guarín está de volta à Champions. Depois de uma época na Europa League, que o FC Porto acabou por conquistar, o colombiano mostrou-se radiante por poder voltar à maior competição de clubes da Europa, que disputou em 2008/09 e 2009/10.

O que representa este regresso à Champions?

Sinto uma sensação de muita confiança por poder regressar a esta competição tão importante. Espero estar à altura e dar tudo o que for necessário ao grupo.

O que sentiu por ver os jogos do lado de fora?

Não foi bom, porque perdi ritmo e deixei a equipa. Independentemente das opções do treinador, gosto de estar sempre disponível. Mas estava tranquilo porque o grupo estava preparado para fazer o melhor possível, independentemente de quem estava indisponível.

Sentiu saudades?

Tive muitas saudades da Champions! Esta competição é muito importante e, depois de jogar na Europa League, voltar aqui é uma óptima sensação. O importante é estar com a cabeça no lugar e a 100 por cento.

Foi bom voltar a estar com Falcao na selecção?

Nós os dois e o James partilhámos e ganhámos muito. A nível pessoal, poder encontrar-me com ele no aeroporto e viajarmos juntos foi uma sensação diferente e boa.

A sua presença na conferência de imprensa significa que vai ser titular?

Penso que quem vem aqui é sempre titular... [risos]. Depende da decisão do técnico, mas estou sempre disponível.”

Em

www.fcporto.pt

2 – Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira.

Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Azar de Iturbe

Vítor Pereira convocou pela primeira vez Iturbe para o jogo da terceira Eliminatória da Taça de Portugal, jogo em que o jovem argentino foi titular, mas quis o azar que Iturbe se lesionasse na sequencia de uma queda, por consequência o argentino saiu ao intervalo. No final do encontro, Vítor Pereira revelou que Iturbe tinha sido substituído por estar com dores e afirmou não saber ainda a extensão da lesão. Mas ontem confirmou-se o pior, o argentino fracturou o cotovelo esquerdo e foi submetido a uma intervenção cirúrgica. Não se sabe ainda o tempo de duração da recuperação.

Apesar do espírito positivo de Iturbe, acredito que não deve estar a ser nada fácil, mas meu caro, costuma-se dizer: maus inícios, bons acabamentos. Força aí, Iturbe.

sábado, 15 de outubro de 2011

Crónica e Análise: Pêro Pinheiro 0 – FC Porto 8

1 – Crónica

FC Porto Goleou Pêro Pinheiro

O Pêro Pinheiro recebeu esta tarde o FC Porto no estádio Pardal Monteiro em partida a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 0-8.

O FC Porto entrou em campo um tanto ou quanto remodelado, nota para as estreias absolutas de Alex Sandro e de Iturbe. O Pêro Pinheiro entrou em campo cheio de boa vontade e tentou ir a luta, para isso o objectivo era retardar ao máximo o primeiro golo portista. E o objectivo foi cumprido até meio da primeira parte, depois começou o festival azul e branco. Primeiro foi Defour, depois Walter, outra vez Walter, seguiu-se Djalma e novamente Walter. Com o marcador nos cinco chegou o intervalo. No segundo tempo o FC Porto continuou a fazer o seu jogo, embora em ritmo um pouco mais baixo. O sexto golo foi da autoria de Djalma, seguiu-se o golo de Varela e Walter fechou as contas do jogo fixando o resultado nos 0-8.

Com esta vitória o FC Porto segue para a próxima fase da prova, defendendo o troféu conquistado na época passada.

2 – Análise

O FC Porto cumpriu a missão, ganhou o jogo e mais do que isso terá ganho jogadores que tiveram oportunidade de ser titulares esta tarde. Gostei do jogo, gostei da estreia de Iturbe, se bem que julgo que o jovem jogador argentino terá tido dificuldades com o relvado, além de ter sido substituído ao intervalo devido a lesão – espero que não seja nada de grave. Alex Sandro também estreou-se, mas creio que este precisa de mais tempo para se adaptar à forma de jogar em Portugal e do FC Porto. Um jogo realizado num relvado sintético, que segundo dizem os especialistas jogar num relvado sintético não é o mesmo que jogar num relvado normal, pois o sintético implica mais esforço. Ainda assim os portistas adaptaram-se e marcaram 8 golos sem resposta. Os dragões seguem assim na defesa do título.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Notícias Portistas

1 – Convocados para o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal

Aqui está a lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Maicon, Belluschi, Cristian Rodríguez, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Bracali, Defour e Kadú.

Finalmente Iturbe!

2 – Lista de Dragões de Ouro

Aqui está a lista de dragões de ouro referentes à época 2010-2011

“Filiais e Delegações do Ano: Alfândega da Fé (nacional) e Venezuela (internacional)

Dirigente do ano: Ilídio Pinto

Carreira: Celestino Oliveira

Treinador do ano: André Villas-Boas (futebol)

Atleta do ano: João Moutinho (futebol)

Futebolista do ano: Hulk (futebol)

Atleta de alta competição do ano: Reinaldo Ventura (hóquei em patins)

Atleta amador do ano: Manuel Santos Oliveira (bilhar)

Revelação do ano: James Rodríguez (futebol)

Atleta jovem do ano: Christian Atsu (futebol)

Sócio do ano: Paulo Teixeira Pinto

Parceiro: Unicer

Projecto do ano: Dragon Force

Recordação: Pôncio Monteiro

Dragão de Honra: Manuel Salgado”

Em

www.fcporto.pt

3 – O meu comentário à eleição de Villas-Boas para treinador do ano

É verdade que André Villas-Boas saiu de uma forma tremendamente desagradável, foi traidor para com aqueles que confiaram nele e para com os adeptos portistas, esqueceu-se de tudo o que tinha prometido para correr atrás do dinheiro e deixou a equipa sem treinador à beirinha da pré-época. Mas também não é menos verdade que ele conduziu a equipa a uma maravilhosa época, época em que o FC Porto ganhou tudo o que se dispôs a ganhar: a supertaça frente ao Benfica, quando grande parte do país já decretava falhanço no FC Porto; o campeonato sem derrotas, com a conquista no terreno do maior adversário; a taça de Portugal, com a brilhante reviravolta na meia final, outra vez na luz; e ainda conduziu a equipa a uma final europeia, que eu pensei que levaria muitos mais anos até voltar a ver o meu clube lá. E se não sou capaz de esquecer a traição, também não sou capaz de esquecer a maravilhosa época passada. Por isso percebo o dragão de ouro para Villas-Boas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vítor Pereira em Antevisão do jogo da Terceira Eliminatória da Taça de Portugal

Aqui está a antevisão de Vítor pereira do jogo referente à Terceira Eliminatória da Taça de Portugal.

“"A TAÇA É UM OBJECTIVO FUNDAMENTAL"

Em conferência de imprensa de antevisão do desafio com o Pero Pinheiro, Vítor Pereira garantiu que o FC Porto não vai subestimar um adversário da terceira divisão e irá ter em conta as condições do Campo Pardal Monteiro, nomeadamente o relvado sintético. O objectivo é seguir em frente na Taça, que os Dragões conquistaram nas últimas três edições, e proporcionar um bom espectáculo aos portistas do Sul.

Este jogo será uma oportunidade para dar tempo jogo aos atletas que treinaram nos últimos dias e não foram às selecções nacionais?

Estes 15 dias serviram essencialmente para trabalhar com os jogadores que ficaram e para confirmar o valor da nossa formação. Tivemos muitos jovens integrados no plantel e pudemos certificar a qualidade do trabalho efectuado. Relativamente ao encontro da Taça, jogaremos com uma equipa que nos garanta um bom jogo E um bom resultado. A Taça é um objectivo fundamental para nós. Faremos a gestão necessária do esforço, em conformidade com o estado em que os jogadores chegarem das selecções.

Este é o jogo mais perigoso da época, tendo em conta que ninguém espera uma derrota do FC Porto?

Sabemos que este é um jogo a eliminar, em que vamos defrontar uma equipa motivada, num campo sintético, diferente daqueles a que estamos habituados, mas preparamo-nos para ganhar independentemente das dificuldades e da motivação do adversário. Trata-se de uma equipa que, ainda para mais, não perdeu qualquer jogo esta época nem desperdiçou qualquer ponto em casa. Faremos o nosso papel, que é chegar lá para ganhar e orgulhar a nossa massa associativa. Temos ainda uma oportunidade para jogar perante a nossa massa associativa do Sul, o que é sempre especial.

As notícias sobre o caso do túnel da Luz podem destabilizar a equipa?

Temos consciência de que o que temos vindo a ganhar nos últimos anos causa algum incómodo. Também temos consciência de que os jogadores de que se fala são experientes, fazem parte de uma grande estrutura e saberão salvaguardar a sua imagem e dar uma resposta à altura.

O Pêro Pinheiro é adversário ideal para o regresso ao trabalho?

É uma equipa que nos merece o maior respeito. Sabemos das dificuldades que enumerei, mas claramente a Taça é um objectivo que temos presente e queremos muito acrescentar mais uma vitória às três Taças consecutivas. Não vamos facilitar e vamos dar uma resposta que dignifique o FC Porto.

Iturbe está preparado para jogar?

É um jogador talentoso, mas vem de um contexto diferente. Está a evoluir para padrões mais europeus e a caminhar para se preparar para jogar a este nível. Temos de ter em atenção que é um jovem e não podemos criar expectativas demasiado altas. Ele precisa do seu tempo, de se encontrar com os colegas de uma forma que nos garanta que coloca o seu potencial à disposição do colectivo. De forma tranquila, queremos que dentro em breve possa acrescentar o seu talento à equipa.

A exibição de James pela selecção da Colômbia supreendeu-o?

Quem trabalha todos os dias com ele não fica admirado, porque é um jogador talentoso e evoluiu nos seus comportamentos de uma forma que lhe permite chegar à selecção principal e jogar com a maturidade que já demonstrou no FC Porto.

Bracalli vai ser o guarda-redes?

Vão ter de esperar para ver quem joga. O que garanto é que os eleitos vão fazer um jogo sério, a respeitar claramente o adversário, as condições do campo e da bola. Estamos preparados para ganhar, que é aquilo que nos faz correr.

E Alex Sandro, irá jogar?

Não é falta de consideração, mas vão ter de esperar para ver. O Alex Sandro está a trabalhar bem, a evoluir, e vai sentir-se mais confiante. É um jovem com talento, que também se está a adaptar ao nosso futebol e que dentro em breve vai chegar a um nível que nos garante o aproveitamento das suas qualidades.”

Em

www.fcporto.pt

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Caso do Túnel da Luz de Volta

Quase vinte e dois meses depois do caso do túnel da Luz, eis que o Correio da Manhã - quem mais poderia ser? – noticia que:

“Ministério Público acusou cinco jogadores por incidentes no túnel da Luz

O Ministério Público deduziu acusações contra cinco jogadores do FC Porto, Hulk, Sapunaru, Fucile, Christian Rodriguez e Helton pelas agressões a dois seguranças no túnel do Estádio da Luz, a 20 de Dezembro de 2009.

No documento a que o Correio da Manhã teve acesso foi dado como provado que os jogadores agrediram os seguranças Ricardo Silva e Sandro Correia no final do encontro Benfica - FC Porto, que terminou com a vitória "encarnada", por 1-0.

Sapunaru, acusado de dois crimes, pode ser punido com uma pena até cinco anos de prisão enquanto os restantes, acusados de um crime, incorrem numa pena até três anos.

Os factos remontam ao jogo da 14.ª jornada da temporada de 2009/2010 da Liga, que terminou com incidentes no túnel de acesso aos balneários.

Como consequência, a Comissão Disciplinar (CD) da Liga suspendeu o avançado brasileiro Hulk por quatro meses e o defesa romeno Sapunaru por seis meses, tendo arquivado um processo movido ao guarda-redes brasileiro Helton.

Na base do castigo, o presidente da CD em funções, Ricardo Costa, revelou ter ficado demonstrado que Hulk e Sapunaru agrediram assistentes de recinto desportivo, com o primeiro a agredir um e o segundo dois e que em cada castigo houve uma "atenuação especial", para metade, devido a "provocação".

Os jogadores recorreram da decisão para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em que pediam a nulidade do acórdão da CD da Liga e, apesar de alegarem que os "stewards" não são intervenientes no jogo, remetiam, "na melhor das hipóteses", para o artigo 120 do Regulamento Disciplinar da Liga, que previa penas de dois a seis jogos de suspensão para agressões de jogadores a "delegados ou outros intervenientes do jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo".

Em 24 de Março de 2010, o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu alterar os castigos impostos pela Liga a Hulk e Sapunaru, reduzindo as penas para três e quatro jogos, respectivamente, alegando que a exclusão dos assistentes de recinto desportivo da categoria de intervenientes no jogo esteve na base da sua decisão.

Segundo o acórdão do CJ, a exclusão dos stewards da categoria de intervenientes no jogo obrigou a equipará-los ao público e, dessa forma, reduzir as suspensões de Hulk e Sapunaru de quatro e seis meses para três e quatro jogos, respectivamente.

Enquanto decorreram os processos na Liga e FPF, os dois jogadores estiveram suspensos e não alinharam em qualquer jogo da Liga desde o embate com o Benfica,

Tendo Hulk apenas actuado pelos "dragões" na Liga dos Campeões e Sapunaru sido emprestado aos romenos do Rapid de Bucareste.”

Em

www.ojogo.pt

Entretanto o presidente portista reagiu com ironia a esta notícia, questionando se o Ministério Público deduziu acusação a Scolari. "Não faço ideia se o Ministério Público fez o mesmo em relação ao soco de Scolari ou de diversas agressões públicas. Não quero comentar essa notícia".

Deixo aqui várias questões: porque será que esta história voltou agora à ribalta? E porque será que foi o correio da manhã a noticiá-la? Será que o filme dos acontecimentos já está, com som, e na totalidade no youtube? E Jorge Jesus que agrediu um jogador do Nacional no relvado, para esse não há punição?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sobre a Entrevista deKleber Ao Porto Canal

No programa “Somos Porto” de hoje, foi possível assistir a mais uma entrevista de um jogador do plantel portista, dada em exclusivo ao Porto canal. Desta vez foi Kleber quem falou.

Gostei da entrevista do brasileiro, Kleber pareceu-me seguro, sereno, maduro e confiante. Entre outras coisas, o avançado portista foi capaz de auto-analisar-se - concordo com a análise que ele fez – elogiou o FC Porto, referiu que só quem está lá dentro percebe a grandeza do clube; falou da alegria que sentiu ao ser chamado à selecção brasileira e da desilusão da lesão; elegeu os momentos mais importantes até agora com a camisola do FC Porto; Afirmou que é possível estar recuperado para o jogo da Liga dos Campeões na próxima semana; prometeu golos.

É preciso não esquecer que Kleber tem 21 anos e que, ao contrário do que era esperado, foi atirado para a titularidade sem ter passado pela fase de adaptação e de protecção que o FC Porto gosta, e bem, de fazer. Mesmo assim, parece-me que Kleber já aprendeu a lidar com a pressão, mas creio que ainda precisa de mais tempo para estar a cem porcento.

PS. Por não estar devidamente preparada para assistir a entrevista Não me lembro de todos os pontos abordados, por isso é capaz de estar a faltar muita coisa neste texto, mas certamente que o essencial está cá.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sobre a Entrevista de Helton Ao Porto Canal

Helton deu uma entrevista em exclusivo ao Porto Canal - infelizmente não consegui encontrar nenhum link da entrevista do capitão portista, mas vou continuar a procurar, pode ser que um dia destes apareça alguma coisa.

Helton não é portista desde pequenino, pelo contrário, mas aprendeu a, como ele próprio diz, “ser porto”. Na época passada foi promovido a capitão e para mim a braçadeira ficou muito bem entregue. Helton tem carácter, humildade, serenidade e capacidade de liderança.

Nesta entrevista, o guarda-redes portista afirmou que o grupo está sólido e empenhado, e ainda afastou o rótulo de crise que muita gente quis colar ao FC Porto.

Helton saiu em defesa de Vítor Pereira, o capitão dos dragões afirmou que é preciso tempo, pois a mudança de adjunto para treinador principal não se faz de forma imediata. Acrescenta que cabe aos jogadores portistas ajudar Vítor Pereira, como teriam de fazer com qualquer outro treinador. "Nós ajudamo-lo, ele ajuda-nos a nós, é uma espécie de troca de favores".