domingo, 29 de agosto de 2010

Análise: Rio Ave 0 – FC Porto 2

Mais uma vitória importante
Não foi um grande jogo, mas foi uma vitória e isso é o mais importante neste momento, o FC Porto já soma 9 pontos, e já é líder isolado!
André Vilas Boas voltou ao onze que ganhou a super Taça, e que cada vez mais parece ser o onze base do treinador azul e branco. Hulk voltou a marcar dois golos, um aos 22 minutos, outro ao minuto 65, golos importantes quer para o jogador, quer para a equipa. Que grande lance o do segundo golo! Quase meia equipa tocou na bola, fantástico!
Notas de destaque, pela positiva e pela negativa:
Mais uma vez Helton esteve bem entre os postes; Álvaro Pereira não me pareceu tão bem; Hulk está com o caminho para os golos bem aberto.
Quanto a lesão do Sapunaru, esperemos que não seja nada de muito grave, já que o defesa, até tem estado bem nas partidas que fez.
Agora vem aí uma paragem para os jogos das selecções, esperemos que não haja lesões, e depois seguem-se jogos complicados.

Raul Meireles

Depois de Bruno Alves, segue-se a saída de Raul Meireles. O médio, que esteve de dragão ao peito durante seis temporadas, segue agora para o campeonato inglês, para representar as cores do Liverpool.
Custa-me ver sair os grandes jogadores do FC Porto, principalmente aqueles que são referências, mas talvez já estava na hora do médio sair dos dragões. Raul Meireles sai do FC Porto para jogar naquele que é considerado o campeonato mais competitivo, onde poderá continuar a conquistar títulos.

As minhas próximas palavras são dirigidas a Raul Meireles.
Raul, obrigada pelos golos marcados; pelas fantásticas exibições; pela raça demonstrada em campo. E, se um dia o regresso ao dragão for uma hipótese, será com certeza bem-vindo, porque os adeptos portistas não tem memória curta.

Boa Sorte Meireles.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fase de Grupos da Liga Europa

Adversários
Grupo L: F.C.Porto, Besiktas (Tur), CSKA Sófia (Bulg) e Rapid de Viena (Austria)

Calendário

1ª jornada, 16 de Setembro
Besiktas-CSKA Sófia
F.C. Porto-Rapid Viena - 20:05

2ª jornada, 30 de Setembro
Rapid Viena-Besiktas
CSKA Sófia-F.C. Porto - 18:00

3ª jornada, 21 de Outubro
CSKA Sófia-Rapid Viena
Besiktas-F.C. Porto - 18:00

4ª jornada, 4 de Novembro
Rapid Viena-CSKA Sófia
F.C. Porto-Besiktas - 20:05

5ª jornada, 2 de Dezembro
CSKA Sófia-Besiktas
Rapid Viena-F.C. Porto - 18:00

6ª jornada, 15 de Dezembro
Besiktas-Rapid Viena
F.C. Porto-CSKA Sófia - 20:05

Informação retirada de:
www.dragaodoente.blogspot.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Análise: FC Porto 4 – Genk 2

FC Porto na fase de grupos da Liga Europa
Gostei da vitória, gostei da segunda parte, não gostei tanto da primeira, principalmente dos nervos da defesa; talvez provocados pela ausência do capitão Helton? É certo que era preciso poupar jogadores, mas terá feito bem André Vilas Boas em mexer na baliza?
O primeiro remate do jogo pertenceu aos belgas, depois umas boas defesas do guarda-redes do Genk impediu os dragões de chegar ao golo. Os belgas marcaram, e logo depois Hulk falhou uma grande penalidade. Nessa altura temi que a defesa não conseguisse estabilizar, mas felizmente Hulk conseguiu marcar, e empatar o jogo, dando ainda mais vantagem na eliminatória. No segundo tempo, Fernando completou a reviravolta no marcador. Mas os belgas voltaram a empatar, no entanto, Hulk voltou a dar vantagem no marcador aos azuis e brancos, com a transformação de uma grande penalidade, à segunda grande penalidade da noite, o brasileiro redimiu-se por ter falhado à primeira. E outra vez Hulk a fechar a contagem nos 4-2.
Apenas vou destacar dois jogadores: Hulk pelos três golos que marcou, no regresso à equipa, depois de ter passado um momento familiar complicado; e Ruben Micael, que não me pareceu muito bem.
Aguardemos para ver o que reserva o sorteio de amanhã.

domingo, 22 de agosto de 2010

Análise: FC Porto 3 – Beira Mar 0

Duas vitórias, seis pontos, e a liderança repartida com o Nacional
Gostei do jogo, com a excepção dos vinte e cinco minutos iniciais. A lesão do Ucra, logo no início da partida, obrigou a uma alteração, e os jogadores demoraram a entrar na estratégia, muito por isso, e não só, o primeiro remate dos portistas só surgiu ao minuto vinte. Dois golos no primeiro tempo, falcao, e Belluschi, deram a vantagem no marcador. Um segundo tempo agradável, com uma boa circulação de bola, trouxe mais um golo de Falcao, e mais umas quantas oportunidades falhadas.
Em comparação com o jogo do passado fim-de-semana, este pareceu-me melhor, creio que a equipa está a crescer e isso é importante.
Não vou destacar ninguém, nem pela positiva, nem pela negativa, apenas lamentar a lesão do Ucra.

sábado, 21 de agosto de 2010

Pinto da Costa No Seu Melhor!

“"Ainda só ganhámos uma taça a uns caceteiros"

PEDRO MARQUES COSTA

Pinto da Costa inaugurou em Caminha a 131ª delegação portista, a quarta no distrito de Viana do Castelo. O povo saiu à rua para ver Pinto da Costa inaugurar a nova casa, num acontecimento que foi precedido pela recepção na Câmara Municipal de Caminha. Aos discursos de circunstância nos dois locais visitados ao final da tarde, seguiu-se um mais forte, já depois de um jantar que serviu para celebrar os momentos que lhe antecederam. Pinto da Costa começou por se insurgir contra a "constante" centralização do País e colocou o FC Porto como um dos "resistentes" ao poder instituído em Lisboa. Depois, aproveitou o clima de euforia na plateia para dar uma bicada ao Benfica. "Não estamos aqui a festejar nada, porque ainda não ganhámos nada. Até ao momento, vencemos apenas um jogo de um play-off, outro do campeonato, e ganhámos uma taça [Supertaça] a uns caceteiros. E isso não é nada para quem, como nós, já conquistou competições europeias, Taças Intercontinentais e muitos campeonatos." A plateia aplaudiu, mas Pinto da Costa fez questão de recordar um caso antigo, novamente com o mesmo destinatário. "Num canal vermelho, e antes de irmos disputar a final da Taça de Portugal a Oeiras, um senhor licenciado em Direito disse para os seus adeptos pegarem em armas para atacarem as pessoas do FC Porto. E não disse isto no sentido figurado. Foi grave, mas ainda mais grave foi a forma como a Comunicação Social passou ao lado desta situação." A plateia voltou a vibrar e Pinto da Costa respondeu com a promessa de mais conquistas.”

Em
www.ojogo.pt

Boa Presidente! E que caceteiros!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Análise: Genk 0 - FC Porto 3

Uma vitória fantástica!
Não posso falar da totalidade do jogo, pois só comecei a ver a partir do minuto 21. No entanto, pareceu-me que o FC Porto jogou o quanto baste para dominar o Genk . O primeiro golo surgiu de grande penalidade, falcão tratou de a converter. Não desgostei de todo do primeiro tempo. Na segunda parte, pareceu-me que o FC Porto perdeu um pouco do controlo do jogo, mas com as alterações de André Vilas Boas, o dragão chegou ao segundo golo, Souza foi o autor do mesmo. O terceiro foi da autoria de Belluschi. Deste segundo tempo, gostei principalmente dos golos, a intranquilidade defensiva preocupou-me um pouco.
Vitória importante, que deixou os Dragões com a passagem à fase de grupos nas mãos.
Quero destacar individualmente:
Helton, pelas grandes defesas que permitiram segurar o resultado; Souza, pelo golo na sua estreia em competições europeias; Fernando pelo esforço.

PS. Queria deixar aqui as minhas condolências ao Hulk e a sua família

sábado, 14 de agosto de 2010

Análise: Naval 0 – FC Porto 1

E pronto, já está, o FC Porto já se estriou no campeonato 2010-2011, começou com uma vitória. Há melhor forma de começar?
Devo dizer que não gostei da primeira parte, muito jogo perdido e poucas oportunidades claras de golo criadas pelo FC Porto. Da segunda parte já gostei um pouco mais, os dragões tiveram mais iniciativa, ainda assim pareceu-me um jogo com ritmo um pouco baixo. O golo foi de Grande Penalidade, Hulk encarregou-se de a converter.
O mais importante foi mesmo a vitória, começar o campeonato a somar três pontos é muito importante.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O FC Porto e Os Jogadores Convertidos em Portistas

Parece que a maior parte dos jogadores que passam, ou que ainda estão no FC Porto, ficam ligados para sempre ao clube e a cidade invicta. Se não vejamos os exemplos que se seguem.

Deco:
"Vou continuar portista para sempre. Foi um clube que aprendi a amar e onde aprendi muito. Deu-me tudo e o FC Porto fica comigo para sempre. Lembro-me da recepção que tive o ano passado quando fui lá jogar pelo Chelsea, com muita gente a cantar o meu nome. Foi dos momentos mais emocionantes da minha carreira".
(em OJOGO)

Lucho:
"Tenho as melhores recordações do FC Porto, um clube no qual vivi momentos inesquecíveis, criando-se uma ligação muito importante com os adeptos e os dirigentes. Sei que no FC Porto tenho a porta aberta para regressar em qualquer momento e não descarto essa hipótese";
"É um lugar muito bonito. Gosto da cidade, do clube, de tudo. Talvez tenha a oportunidade de acabar a carreira com a camisola do FC Porto"

O FC Porto e os portistas são gratos e não esquecem todos os que dão tudo pelo clube. E fazendo uso de uma frase que creio que é um refrão de uma música: “quem passa por Alcobaça não passa sem lá voltar”. Neste caso: quem passa pelo FC Porto, não passa sem lá voltar.

Mais recentemente; para ser mais exacta, na edição de hoje, 11 de Agosto; o jornal OJOGO reproduz declarações de Paulo Barbosa, empresário de Varela, onde refere que o jogador pretende acabar a carreira no FC Porto.

“Paulo Barbosa

"Varela pretende acabar no FC Porto"

TOMAZ ANDRADE

Com o contrato renovado anteontem até 2015, conforme noticiou O JOGO, Varela não descarta terminar a carreira no FC Porto. A revelação é de Paulo Barbosa, o empresário do extremo, que justifica a pretensão com o facto de o jogador sentir-se bem no Dragão, ambiente que lhe tem sido favorável para desenvolver o seu futebol. "O Varela encara a possibilidade de terminar a carreira no FC Porto", disse Paulo Barbosa a O JOGO, satisfeito pelo prolongamento do contrato por mais duas temporadas. Com 25 anos, e apesar de estar ainda em fase de progressão e desenvolvimento das capacidades, Varela nem quer ouvir falar de pretendentes. O empresário explica as razões. "O Varela considera que não existe um clube melhor do que o FC Porto. Não se trata de publicidade ou propaganda. É mesmo isso".

O facto de o FC Porto ter apostado no extremo na época de 2009/10, depois de uma temporada no Estrela da Amadora, clube que o recebeu depois de se ter desvinculado definitivamente do Sporting, explica também o reconhecimento de Varela em relação aos dragões. "Qual o clube que consegue satisfazer estas exigências:
garantias de vitória; jogar na Liga dos Campeões; projecção desportiva; e satisfação financeira?", questiona Paulo Barbosa. Para Varela, a resposta aos quatro itens é sempre o FC Porto. "Ele acha que está no sítio certo. O FC Porto é o clube ideal para o Varela desenvolver as suas capacidades. Ele gosta muito do FC Porto e quer acabar a carreira no clube", afirmou ainda o empresário.

Protegido por uma cláusula de 40 milhões de euros, uma das mais elevadas do plantel de André Villas-Boas, Paulo Barbosa concorda que a blindagem reflecte também o interesse que o jogador começa a suscitar no circuito europeu. É também uma forma de o FC Porto salvaguardar a eventual tentação de outro clube. Se depender de Varela, continuando tudo como está, o estrangeiro, que já experimentou ao serviço do Huelva, não é uma obsessão.

Se cumprir até ao fim o contrato agora assinado com o FC Porto, isto é, até 2015, Varela terminará a ligação ao FC Porto com 30 anos. A tempo de mais uma renovação, portanto. Para já, é uma das figuras do arranque da época e já tem como próxima meta cimentar estatuto na Selecção, que inicia a fase de apuramento para o próximo Europeu. …”
(em OJOGO)

Eu, como portista, fico satisfeita quando ouço ou leio declarações destas, porque isso é sinal que o FC Porto é grande em tudo.

sábado, 7 de agosto de 2010

Análise: FC Porto 2 – Benfica 0

Grande Porto!
Gostei do jogo, gostei da exibição, gostei de todos os jogadores portistas, não vou destacar todos, apenas vou fazer algumas referências: Varela, fantástico; Helton, muito bem; falcão, óptimo.
Um golo madrugador, Rolando acertou na baliza e pôs em delírio os adeptos portistas que foram até a Aveiro. Os minutos que se seguiram o Benfica não sabia como sair da teia que os dragões montaram muito bem. No segundo tempo, Falcão provou que não se esqueceu de como se marca golos, ao contrário do que muitos já diziam, e voltou a provocar uma explosão de alegria nas bancadas.
E mais uma taça! Esta a primeira que Helton ergueu; a número 50 da hera Pinto da Costa!
Foi um banho de bola, um bom espectáculo, que nós portistas esperamos que se repita por muitas vezes. Os atletas do FC Porto deram uma bofetada de luva branca em todos aqueles que puseram em causa o valor da equipa.
Agradeço aos jogadores e ao treinador por esta grande vitória!
Uma palavra para o senhor árbitro, que mais uma vez mostrou que não é um bom árbitro, mais uma vez ficaram cartões por mostrar a jogadores do Benfica.
E não posso terminar este meu texto sem destacar as milhares de gargantas portistas que se deslocaram a Aveiro! Um bem-haja a todos!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dois Temas

1 - Bruno Alves
Declarações à partida para a Rússia

“"Custa, mas foi bom para todos"

TOMAZ ANDRADE

Ao fim de onze anos de ligação, embora com alguns empréstimos pelo meio (Farense, Guimarães e AEK de Atenas), Bruno Alves deixa o FC Porto, rumo ao Zenit, com um sentimento misto. Triste por deixar o clube que o projectou, mas motivado por, aos 28 anos, abraçar uma nova experiência na carreira. Ontem de madrugada, o antigo capitão portista embarcou para a Rússia, deixando uma mensagem de incentivo aos companheiros do FC Porto e uma palavra de agradecimento ao clube e aos adeptos. "Faltam fazer os exames médicos e acertar o contrato com o Zenit. Mas, neste momento, só quero agradecer ao FC Porto, aos adeptos, que sempre me apoiaram em todos os momentos, e também aos companheiros de equipa que deixo. Não vou estar aqui, mas o meu pensamento estará com eles, ajudando-os e incentivando-os a continuarem a ganhar. Continuo com o FC Porto no coração e quero que os meus companheiros continuem bem. Se eles estiverem bem, eu também estarei bem", disse o defesa-central.

Apesar de ter sido o próprio a manifestar a vontade de sair, especialmente pela vontade de fazer um bom contrato, quebrar a ligação ao FC Porto não foi fácil. "Claro que é difícil sair. O FC Porto foi uma casa que me proporcionou muitas alegrias. Mas a vida de jogador é assim, vive-se do momento. Chegou a altura de ter uma nova experiência. Vou à minha vida, mas continuo a torcer pelo FC Porto", justificou, reconhecendo, mais uma vez, que o clube proporcionou-lhe "grandes momentos na carreira".

Depois de duas épocas em que suscitou o interesse de alguns clubes europeus de campeonatos mais fortes do que o russo, Bruno Alves não vê o ingresso no Zenit como um passo atrás em termos desportivos. "Estou satisfeito com a escolha. É bom para mim e é bom para o FC Porto, depois de um acordo que beneficia toda a gente. Saímos todos beneficiados. Só me resta agradecer ao FC Porto por me ter proporcionado tudo na vida. Quero ter essa palavra de agradecimento", acrescentou.

Sem mais vontade de falar, Bruno Alves lá embarcou rumo a Frankfurt, ponto de escala até à majestosa cidade de São Petersburgo, antiga capital do império russo. O Zenit segue invicto na liderança do campeonato russo, que vai precisamente a meio, com 39 pontos, decorrentes de 12 vitórias e apenas três empates. Também por isso, Bruno Alves levou bagagem suficiente para os primeiros tempos na Rússia. Correndo tudo como o esperado, após a conclusão dos exames médicos, está previsto que o internacional português integre de imediato o plantel do Zenit, de forma a ser brevemente utilizado por Luciano Spaletti, treinador italiano que pediu a sua contratação.”

Em
www.ojogo.pt

Boa Sorte, Bruno


2 – Helton

Gostei das declarações do guarda-redes dos dragões, mas gostei especialmente quando um jornalista decidiu confrontar Helton com a derrota do Benfica, como o número 1 portista não joga pelas águias, felizmente, deu uma resposta a altura.

"Tivemos uma infelicidade e perdemos os dois últimos jogos. Mas a equipa vinha a fazer uma boa pré-época e um bom trabalho"
(Na TVI aparecia a pergunta, relacionada com a derrota do Benfica, cuja resposta foi a que coloquei anteriormente.)

Quando abordado sobre Roberto; guarda-redes benfiquista; Helton respondeu:
"Não está no F.C. Porto, por isso não é meu concorrente. Desejo a todos os colegas de trabalho felicidade"

Grande Helton!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bruno Alves

Bruno Alves na Rússia, para ganhar o quê? Dinheiro, apenas e só dinheiro, porque prestígio é coisa que aquele campeonato tem pouco. Os russos que me perdoem a franqueza, mas é a verdade. Se Bruno Alves saísse do FC Porto para rumar a Espanha, a Inglaterra, ou até a França, eu diria óptimo, foi para um campeonato com prestígio onde pode ganhar algo. Agora para a Rússia? Não percebo estes jogadores de futebol, que por andarem a correr a trás de uma bola ganham tanto e querem sempre mais e mais. E se tivessem de ganhar 400/500 euros, ou menos ainda, como tantos portugueses. Como iam fazer?
Uma coisa boa neste negócio, o dinheiro que o FC Porto encaixou 22000000 de euros, tendo em conta a idade do Bruno Alves, é muito bom.

Críticas a parte, as minhas próximas palavras são para o ex-capitão dos dragões.

Bruno, obrigado por tudo; pelas fantásticas exibições; pelos golos tirados aos adversários; pelos golos marcados; pelos troféus levantados; pelos momentos de raça. Eu preferia que ficasse por cá, porque custa-me ver sair os grandes jogadores do FC Porto, principalmente aqueles que farão muita falta, mas nós portistas não decidimos quem fica e quem sai, não é? Pelos vistos o dinheiro fala muito mas muito mais alto. Sendo assim, resta-me desejar boa sorte. Os portistas, por certo, não vão esquecê-lo.

domingo, 1 de agosto de 2010

Torneio de Paris

Este fim-de-semana, o FC Porto participou no torneio de Paris, torneio onde também participaram as formações de PSG, Roma e Bordéus.


PSG 1 – FC Porto 0

Um jogo de pré-época, em que o mais importante é o entrosamento entre os jogadores, o jogo ideal para experiências.
Foi um jogo com muito pouco brilho; com uma primeira parte um tanto ou quanto morna, no entanto melhor que a segunda; com remates que não entraram e quase no final, o PSG acabou mesmo por marcar e o FC Porto perdeu o jogo, talvez o resultado mais justo seria um empate. Resumindo, foi isto que se passou. Eu sinceramente, estava a espera de um jogo melhor.
Sobre os jogadores, só vou dizer isto, por favor, dirigentes do FC Porto, não deixem sair o Fucile, porque sem ele os adeptos ainda tem um ataque de nervos.


Bordéus 2 – FC Porto 1

Segundo jogo do Torneio, segunda derrota dos Dragões.
Um jogo muito morno, em que André Vilas Boas, fez muitas alterações no onze inicial. Duas fantásticas oportunidades de golo, e a terceira, Walter marcou, estriando-se assim a marcar. Segundo tempo, tudo novamente muito morno, e o Bordéus a empatar, num lance que teve dois erros; o primeiro de Souza, que aliviou a bola para o sítio errado; o segundo do árbitro, que não assinalou uma falta sobre Sapunaru. Quase no final do encontro, o Bordéus voltou a marcar, o golo surgiu novamente de um erro, desta vez foi Sereno a cometer falta sem necessidade para tal.
Neste encontro Fucile jogou uns minutos, mas no banco permaneceram Bruno Alves e Raul Meireles.

Para mim a prestação portista neste torneio não foi positiva tendo em conta as duas derrotas, no entanto, são jogos para não esquecer, para que não se cometam os mesmos erros.

Notas:
Parece-me que caso Raul Meireles saia será uma grande perda, uma vez que é um óptimo jogador, mas não será por certo complicado arranjar um substituto dentro do plantel. O mesmo já não se pode dizer caso Bruno Alves saia, pois nestes dois jogos ficou claro que a equipa está com um problema de jogo aéreo na defesa, e pelos vistos não há soluções internas. Logo, caso o capitão dos dragões saia mesmo, é urgente o FC Porto ir ao mercado buscar um central, o que pode não ser fácil. Quanto a Fucile, espero que fique, porque caso saia, teremos outro problema bicudo para resolver. Quanto a mais um avançado, parece-me claro que só dois jogadores para essa posição é pouco, e por isso acredito que o FC Porto ainda ande no mercado.